Doença que paralisou o rosto de Justin, herpes-zóster tem vacina no Brasil

Pelo Instagram, Justin explicou o motivo dos cancelamentos dos shows
Pelo Instagram, Justin explicou o motivo dos cancelamentos dos shows (Reprodução/justinbieber/Instagram)

A curiosidade sobre a vacina contra o herpes- zoster tem aumentado após o cantor Justin Bieber divulgar que está com o rosto paralisado devido à Síndrome de Ramsay Hunt, doença causada por esse tipo de vírus. Os imunizantes já existem no Brasil, porém estão disponíveis apenas em clínicas particulares. A doença pode se manifestar tardiamente em quem já teve catapora. A vacina é indicada para pessoas com mais de 60 anos ou quem tem imunidade comprometida.

No Brasil, a vacina mais recente para o vírus é a Shingrix, que recebeu a aprovação para uso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em agosto de 2021. O imunizante é indicado para adultos com 50 anos ou mais e pessoas com condições como a imunossupressão.

Em média, na capital mineira, o preço da dose única da vacina contra herpes-zoster é de R$560. De acordo com o comunicado da Anvisa, a doença causada pelo vírus é uma erupção cutânea vesicular aguda e dolorosa, resultante da reativação do varicela-zóster, que pode ocorrer décadas após a infecção primária de varicela (catapora).

A herpes-zoster também é conhecida como cobreiro no Brasil e causa incômodo, dor, lesões na pele e pode deixar sequelas. Caso a doença não seja tratada, pode afetar terminações nervosas nos olhos, no ouvido, na face, causando paralisia, perda auditiva e visual.

Justin Bieber

O cantor Justin Bieber postou um vídeo em suas redes sociais explicando o cancelamento de shows e revelou que sofre da síndrome rara em jovens. No relato compartilhado no dia 10, ele aparece com metade do rosto paralisado e explica que é por causa do diagnosticado de síndrome de Ramsay Hunt.

A síndrome de Ramsay Hunt provoca infecção nos nervos da face e auditivo, o que resulta na paralisia, problemas com a audição e vertigem.

No vídeo, o cantor explica que não consegue piscar direito com um olho e nem sorrir de um lado do rosto. “Obviamente meu corpo está dizendo para desacelerar o ritmo”, diz. Justin também diz que não sabe ainda quanto tempo a paralisia irá durar.

O artista já está realizando tratamento para a síndrome e afirma que, até melhorar, não tem condições de realizar shows. “Como vocês podem ver, esse lado do rosto não está se movendo. Para aqueles que estão frustrados com os cancelamentos dos shows, eu fisicamente não sou capaz de fazê-los. É super sério, como podem ver”, desabafa.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!