Dona de creche é indiciada por homicídio após morte de bebê no Espírito Santo

morte bebê creche
Uma mulher de 35 anos, dona de uma creche no Espírito Santo, foi indiciada por homicídio após um bebê de um ano e dez meses morrer engasgado (PCES/Divulgação)

Uma mulher de 35 anos, dona de uma creche na Serra, cidade do Espírito Santo, foi indiciada por homicídio com dolo eventual após um bebê de um ano e dez meses morrer engasgado no local enquanto dormia. Segundo a Polícia Civil, a creche funcionava de maneira irregular.

Bernardo Ribeiro Pereira morreu engasgado na creche em 19 de setembro. Laudo apontou que a morte foi ocasionada por asfixia por broncoaspiração, ou seja, pela entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos ou saliva, na via respiratória.

Segundo as investigações, a creche operava sem a devida regularização, sem alvará dos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Educação (Sedu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

A fiscalização confirmou a irregularidade, ressaltando que a proprietária tinha registro como Microempreendedora Individual (MEI), mas não constava a atividade de cuidadora infantil.

Dona da creche responde em liberdade

A responsável pela creche não tinha a capacitação profissional adequada e cuidava de 11 crianças, inclusive do dois filhos dela, realizando também funções domésticas no local.

A investigação também apontou que houve demora em comunicar os pais sobre o mal-estar do bebê Bernardo Ribeiro Pereira, sendo evidenciada a falta de cuidados e a negligência. O inquérito concluiu que a mãe poderia ter sido informada imediatamente, evitando a fatalidade.

A indiciada está respondendo inicialmente ao crime em liberdade. No entanto, a autoridade policial, no relatório final do inquérito, representou pela prisão preventiva dela. O caso foi encaminhado à Justiça para a apreciação e providências.

Com PCES

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!