Doze planos de saúde têm comercialização suspensa a partir de hoje após reclamações de usuários

Planos de Saúde ficam suspensos por tempo indeterminado
Planos de saúde ficarão suspensos por tempo indeterminado (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu a comercialização de doze planos de saúde a partir desta terça-feira (22). Seis operadoras administravam as vendas dos planos suspensos, que só poderão voltar ao mercado após demonstrar melhora no monitoramento trimestral realizado pela ANS. A decisão, tomada no dia 16, ocorreu por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial no último trimestre do ano passado.

Juntos, os planos atendem a 83.286 beneficiários, de acordo com a ANS, e só poderão receber novos clientes após apresentar melhoras. Onze planos de saúde foram suspensos anteriormente e conseguiram apresentar essa melhora.

Com isso, os planos de quatro operadoras – Saúde Sim LTDA, Unimed do Sudoeste Cooperativa de Trabalho Medico Ltda, Santa Helena Assistência Médica S/a e Oralclass Assistência Médica e Odontológica Ltda – tiveram liberação para voltar a ser comercializados nesta terça. O registro dos planos está disponível no site da ANS.

Planos suspensos

Os doze planos de saúde suspensos pertencem a seis empresas diferentes. Da Unimed de Manaus Coop. do Trabalho Médico Ltda, foi proibida a comercialização dos planos Ambul+Hospit sem Obstet Apartament sem Franquia Sem Co-parti e Unipart Empresarial Enfermaria Com Obstetrícia. Da Unimed Vertente do Caparaó – Cooperativa de Trabalho Médico Ltda, os planos Nacional Adesão Pós – Enf e Nacional Adesão Pós – Apto saíram do mercado.

Já da operadora Saúde Sim Ltda, foram os planos Sim Mais Ade R1 ESC e Classe Ade R1 ACC que a ANS proibiu a circulação. Os planos da Santo André Planos de Assistência Médica Ltda: Rubi, Essencial Plus, Medical Indi 200 e Prime 300; também não poderão ter novos clientes.

Por último a Oralclass Assistência Médica e Odontológica Ltda teve o plano Medvida Empresa suspenso e a Saúde Brasil Assistência Médica Ltda cancelou os novos clientes do plano Classic I. Os registros de cada plano de saúde estão disponíveis no site da ANS.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!