Eduardo Bolsonaro culpa a ‘esquerda’ pela alta no preço da gasolina no Brasil: ‘Não querem diminuir’

Eduardo Bolsonaro
Declaração foi feita hoje, em rede social (FOTO ILUSTRATIVA: Wilson Dias/Agência Brasil)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), culpou a “esquerda” pelo alto preço da gasolina. O governo Bolsonaro acumula uma série de aumentos no preço do produto. Em Belo Horizonte, o combustível chega a R$ 6,49, de acordo com dados do Mercado Mineiro atualizados na última sexta-feira (20).

A declaração foi feita em uma rede social, nesta segunda-feira (23). “A esquerda, ou seus idiotas úteis, não querem diminuir o preço da gasolina, eles fazem questão de ignorar os motivos que a encarecem. O objetivo é só desgastar o Presidente”, alegou o deputado, que ainda escreveu uma frase atribuída a Saul Alinsky.

O parlamentar usou o print do comentário de um usuário no Facebook, que questionou o presidente sobre o preço do combustível, para ilustrar a postagem no Twitter. “Tá, mas e a gasolina?”, perguntou o cidadão em uma publicação. “Tá, mas quanto é o ICMS do seu governador? O litro da gasolina custa R$ 1,95 na refinaria”, respondeu o presidente.

Impostos

Na publicação, Bolsonaro se referia ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que hoje está em 31% em Minas Gerais. Segundo pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo) no mês de agosto, o estado ocupa o nono lugar no ranking de gasolinas mais caras do Brasil, quando levado em conta o preço médio do combustível.

O preço da gasolina, no entanto, também sofre com outros impostos, além da alta das cotações internacionais do petróleo. O país inteiro enfrenta os efeitos da alta.

Além do ICMS e do valor da refinaria, citados por Bolsonaro, entram na conta o custo do etanol anidro, a distribuição e revenda e três contribuições federais: Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); o Programa de Integração Social (PIS); e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O presidente tem poder de decisão sobre os três tributos.

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!