Enem 2023: Tema da redação é divulgado pelo Inep

(Reprodução/Redes sociais)

O tema da redação do Enem 2023 foi divulgado pelo Inep neste domingo (5), cerca de 40 minutos após o início das provas.

Este ano os candidatos deverão escrever um texto dissertativo argumentativo sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O tema foi revelado em vídeo com participação de autoridades da educação brasileira.

Além da prova de redação, na tarde deste domingo, os candidatos inscritos no Enem fazem as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término é 19h (horário de Brasília).

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deverá defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas do texto:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entre os critérios que podem conferir nota 0 à redação estão a fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

‘Orações grátis’ em BH

Um grupo de jovens da Igreja Batista da Lagoinha de Belo Horizonte decidiu usar o primeiro dia de provas do Enem 2023 para fazer campanhas de evangelização. Na porta da PUC Minas, no Coração Eucarístico, os jovens falam sobre a religião e oferecem “orações grátis”.

Circulam nas redes sociais imagens que mostram o grupo dando gritos de “Jesus te abençoe” e incentivando os candidatos que entravam para realizar a prova.

(Com Agência Brasil)

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!