Enem 2023: Ministério da Educação descarta cancelar prova após vazamento

estudantes fazendo prova
MInistro da educação negou cancelamento do Enem 2023 (ABr/Wilson Dias)

O Ministro da Educação Camilo Santana descartou o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, após do vazamento de imagens da prova. “De forma alguma”, disse o ministro em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (6), quando questionado sobre o cancelamento.

Segundo o ministro, o balanço do Enem foi positivo e as “ocorrências são pontuais”. A imagem de uma prova de redação desta edição do exame circulou nas redes sociais, nesse domingo (5). De acordo com Camilo Santana, a PF (Polícia Federal) investiga o caso.

“Ontem, tivemos duas diligências da Polícia Federal em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra aqui no Distrito Federal. Portanto, a Polícia Federal continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito”, afirmou.

O primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações. Dentre elas, portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender às orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Nesse domingo, os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação. No próximo domingo (12), serão as provas de Ciências da Natureza e de Matemática.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!