‘Escrava Isaura’: Gerente do Subway humilha caixa em postagem racista

Reprodução/Facebook

Uma mulher, de 30 anos, registrou boletim de ocorrência em uma delegacia do Rio de Janeiro, após ser humilhada em uma publicação nas redes sociais. Rosilene Medeiros trabalhava como operadora de caixa em um Subway, localizado em Madureira, quando foi exposta pela gerente do local.

A imagem publicada pela superior, identificada como Morena de Oliveira, mostra Rosilene lavando o balcão de atendimento da unidade. Na legenda da foto, ela é chamada de Escrava Isaura, em referência à famosa personagem do escritor Bernardo Guimarães.

racista

Em entrevista ao Extra, Rosilene contou que a gerente tirava várias fotos da loja no dia do ocorrido e que percebeu ter sido fotografada. Ela diz ter pedido à mulher para não postar a imagem em que aparece, mas não foi atendida. Quando viu comentários racistas na postagem, passou mal e foi confrontar a superior.

A carioca também falou com dono da franquia em que ela trabalhava, mas o homem disse não ter visto ofensa nas palavras escritas pela gerente. Inconformada com a situação, ela resolveu se demitir. Rosilene recebeu R$ 80 de rescisão, já que estava no segundo mês do período de experiência.

Desde então, a operadora de caixa está sem trabalhar. Ela tem uma filha de 7 anos.

A Polícia Civil informou que a gerente do Subway foi indiciada por injúria racial e que pode pegar de um a três anos de prisão, além de ser obrigada a pagar multa. Por meio de nota, a Subway informou que “não tolera qualquer tipo de racismo nos restaurantes da rede e o franqueado pede desculpas pelo mal-entendido”. A rede ainda afirma que vai reforçar o treinamento de funcionários na tentativa de evitar que casos como esse se repitam.

“O franqueado responsável pela loja em questão tomou medidas imediatas para orientar a gerente. A rede aguarda o resultado da investigação da polícia, está colaborando com os órgãos públicos na solução do caso e adotará as medidas cabíveis”, diz o texto.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!