Esposa de Safadão é vacinada sem agendamento e vira alvo do MP

thyane-wesley-safadão-vacinados
Thyane Dantas e Wesley Safadão foram vacinados contra a Covid-19 (Reprodução/@thyane/Instagram)

O MPCE (Ministério Público do Estado do Ceará) abriu uma investigação contra a esposa de Wesley Safadão, a influenciadora digital Thyane Dantas, para descobrir se ela furou a fila da vacinação contra a Covid-19. Ela recebeu a dose do imunizante na manhã dessa quinta-feira (8), em Fortaleza. O nome da influenciadora não estava na lista das pessoas que seriam imunizadas nesse dia, e a prefeitura negou aplicação da xepa.

Tudo começou quando Wesley Safadão e sua esposa compartilharam em suas redes sociais, na manhã de ontem (8), que ambos haviam recebido a dose do imunizante contra a Covid-19. Em Fortaleza, local onde ambos foram vacinados, a prefeitura divulga uma lista com o nome e local das pessoas que serão imunizadas em determinada data.

Depois que o Ministério da Saúde permitiu a vacinação para o público geral, após os prioritários, Fortaleza segue por ordem decrescente de idades. Conforme a ordem estipulada, a lista de ontem previa a vacinação do público de 32 anos ou mais, idade de Wesley Safadão. Já Thyane Dantas, de 30 anos, não estava com o nome na lista.

Fortaleza nega xepa pela manhã

Segundo a assessoria de imprensa do cantor informou ao G1, a esposa dele teria tomado uma dose da xepa. A SMS (Secretaria Municipal de Fortaleza) informou que não haviam doses remanescentes antes das 17h no município. Diante disso, a secretaria instaurou um processo administrativo para apurar a aplicação da vacina em Thyane Dantas.

A SMS ainda informou, em nota de esclarecimento, que “após a total finalização das atividades, as equipes de vacinadores realizam busca ativa de pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade”, para aplicar as doses remanescentes (veja nota na íntegra abaixo).

Aline Gouveia, secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, disse que o município “quase não tem ou nem tem doses remanescentes ao final do dia”. Ela acrescentou que “com isso, não há possibilidade de ter havido doses remanescentes ou doses de xepa no período da manhã”.

“As equipes da SMS realizam estratégias no decorrer do dia para que esse número seja mínimo ou até mesmo não exista, uma vez que, hoje, operacionalizamos a campanha com quatro marcas de laboratórios de vacinas. Um deles, cuja marca recebemos o maior quantitativo de doses, já autoriza utilizar no dia seguinte caso sobre vacinas, como já ocorre na maior parte do mundo”, explicou Aline.

MP abre investigação preliminar

Nesta sexta-feira (9), o MPCE instaurou um procedimento preliminar de natureza criminal para apurar o possível caso de fura-fila cometido por Thyane Dantas. O ministério também vai verificar a suspeita de que Wesley Safadão tenha se vacinado em local diferente do agendado por escolha da vacina que queria receber.

De acordo com a lista da prefeitura, o cantor estava agendado para se vacinar no Salão Taiba, no Centro de Eventos do Ceará. Entretanto, o forrozeiro e sua esposa tomaram vacinas no Norte Shopping Jockey. O Ministério Público do Ceará disse que vai apurar a lista de vacinados, horário de vacinação e servidores envolvidos na aplicação das vacinas.

“Para apurar o fato e colher elementos iniciais, o MPCE vai oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza solicitando detalhes sobre o fato, em especial sobre lista de vacinados, o horário de vacinação do casal e informações a respeito das “sobras” de vacina. O Ministério Público também vai requerer informações sobre os servidores responsáveis pelo preenchimento dos cartões e pela aplicação da vacina”, informou o órgão.

Nota da prefeitura de Fortaleza na íntegra

Diante da repercussão do caso envolvendo a influencer digital Thyane Dantas, que recebeu a vacina contra a Covid-19 em Fortaleza nesta quinta-feira (08/07), porém, sem constar o nome nas listas da Prefeitura, a SMS informou que foi instaurado um processo administrativo para apuração do fato e de possíveis responsáveis.

O caso levantou dúvidas sobre a aplicação da chamada “xepa” da vacina ou “doses de sangria”, ou seja, doses remanescentes de frascos da vacina utilizados durante o dia.

“As equipes da SMS realizam estratégias no decorrer do dia para que esse número seja mínino ou até mesmo não exista, uma vez que, hoje, operacionalizamos a campanha com quatro marcas de laboratórios de vacinas. Um deles, cuja marca recebemos o maior quantitativo de doses, já autoriza utilizar no dia seguinte caso sobre vacinas, como já ocorre na maior parte do mundo”, explicou Aline Gouveia.

A secretária adjunta acrescentou que as equipes da Saúde estão instruídas a fazer busca ativa no local de vacinação caso tenham sobras da vacina. A orientação é para procurar pessoas que façam parte do público-alvo da fase atual da campanha, priorizando aquelas de maior idade.

No entanto, reforçou Aline Gouveia, o Município “quase não tem ou nem tem doses remanescentes ao final do dia”.

Nesta quinta-feira (08/07), data do ocorrido envolvendo a influencer digital, as atividades da campanha de vacinação foram finalizadas às 17h. Thyane Dantas foi vacinada durante a manhã.

“Com isso, não há possibilidade de ter havido doses remanescentes ou doses de xepa no período da manhã”, frisou Gouveia.

Com MPCE

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!