Governo vai diminuir juros de dívida dos estados com mais alunos no Ensino Médio Técnico

juros estados
O Governo vai reduzir os juros da dívida cobrados de estados tendo como contrapartida a triplicação de matrículas no Ensino Médio Técnico (Amanda Dias/BHAZ)

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (26), o lançamento do programa Juros por Educação. A iniciativa propõe reduzir os juros da dívida cobrados de estados do Sul e Sudeste, incluindo Minas Gerais, tendo como contrapartida a triplicação do número de matrículas no Ensino Médio Técnico.

O saldo devedor acumulado dos estados atinge a cifra de R$ 740 bilhões. Só as dívidas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais representam R$ 660 bilhões desse total, o que equivale a 90%.

Segundo o governo, os estados que aderirem ao pacto terão, de 2025 a 2030, uma redução das taxas de juros aplicadas aos contratos de refinanciamento de dívidas.

A meta é ter mais de 3 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio Técnico até 2030. Os estados que atingirem essa meta em até seis anos terão redução permanente na taxa de juros.

Juros e contrapartidas

De acordo com o Ministério da Fazenda, o estado que aderir ao programa poderá optar por diferentes taxas de juros e cada uma das faixas demandará determinadas contrapartidas.

A uma taxa de juros real de 3% ao ano, o estado precisa aplicar ao menos 50% da economia proporcionada pela redução dos juros na criação e ampliação de matrículas no Ensino Médio Técnico.

Ao aderir a faixa que dá juros reais a 2,5% ao ano, o estado precisa aplicar ao menos 75% da economia na ampliação de matrículas ensino técnico. Já para a faixa com os juros mais baixos (2% ao ano), os estados precisam investir 100% do que foi economizado com juros no Ensino Médio Técnico.

Com Governo Federal

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!