Estudantes de colégio particular fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos: ‘Formamos caráter’

alunos fizeram saudações nazistas em sala de aula
Alunos postaram uma foto fazendo a saudação nazista (Reprodução/Redes Sociais)

Estudantes do colégio Santa Maria, localizado na Zona Sul de Recife, publicaram uma foto nas redes sociais fazendo saudação nazista, dentro da sala de aula. A fotografia foi feita durante uma campanha dos alunos para escolher o novo orador da turma do ensino médio, a quem eles chamaram de “novo fürher”. A escola informou que suspendeu os jovens e se reuniu com os pais para tomar as “medidas pedagógicas e educativas cabíveis”.  

Os jovens aparecem na imagem com o uniforme da instituição de ensino. Um deles, o candidato a orador, está em um pequeno altar de frente para turma com o braço direito esticado, como os nazistas faziam na 2ª Guerra Mundial. Os colegas de turma repetem o gesto.

A foto foi postada em uma página no Instagram com nome de @militância.2020, que foi excluída após a repercussão. Na legenda, os alunos também escreveram referências ao movimento nazista, com termos como fürher e Reich, termos em alemão que significam líder e império, respectivamente, usados durante o nazismo.

“É com muito prazer que apresento-lhes [nome do estudante] para candidato a orador. Ele promete ser o novo fürher da série nessa caminhada para a construção de um inovador Reich”, dizia a legenda da imagem.

Medidas pedagógicas

Em nota (veja na íntegra abaixo), o colégio pediu desculpas pela atitude dos alunos e disse que repudia a ação. “O Colégio Santa Maria não apoia nenhum comportamento que vá de encontro aos valores cristãos, éticos, cidadãos, à preservação da vida, ao respeito a todas as raças, povos e crenças”, disse.

À Folha, a diretora-presidente da escola, Rosa Amélia Muniz, afirmou que os alunos foram suspensos até a próxima terça (17), quando apresentarão um trabalho sobre o tema à turma. “Eles precisam aprender a diferença entre brincadeira e coisa séria. Não se brinca com isso. Aqui, ajudamos a formar caráter. A escola não compactua com isso e, imediatamente, tomamos todas as providências”, disse.

Segundo o parágrafo 1º, do artigo 20, da Lei 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão e multa.

Nota do Colégio Santa Maria

“O Colégio Santa Maria não apoia nenhum comportamento que vá de encontro aos valores cristãos, éticos, cidadãos, à preservação da vida, ao respeito a todas as raças, povos e crenças.

Informamos que, imediatamente, nos reunimos com pais e alunos e tomamos as medidas pedagógicas e educativas cabíveis.

Em nome do Colégio, pedimos desculpas a todas aqueles que se sentiram ofendidos”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!