Ex-gerente de banco é preso após desviar R$ 8 milhões de cliente morto e comprar mansão no Rio

dinheiro
Gerente e outros dois comparsas usavam o dinheiro para comprar carros e casas de luxo (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um ex-gerente de banco foi preso nessa quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, por desviar dinheiro de um cliente falecido. Segundo a Polícia Civil do estado, Rafael de Souza Ferreira atuava com a ajuda de outros dois gerentes do mesmo banco. Juntos, eles formaram uma organização criminosa especializada em fraudes de transações bancárias e se beneficiavam indevidamente das contas dos clientes. Só no caso do homem falecido, foram desviados R$ 8 milhões.

Quando descobriram que o homem havia morrido, os três gerentes simularam o resgate de seu fundo de previdência, transferindo os valores para as contas pessoais de seus cônjuges por meio de cheques administrativos. Um mecanismo de segurança do banco detectou a movimentação irregular e acionou a Delegacia de Roubos e Furtos.

Com o dinheiro, eles compraram imóveis e carros. Rafael, que atuava como uma espécie de “chefe” do grupo, chegou a comprar uma casa de luxo na Zona Norte do Rio de Janeiro, usando o dinheiro desviado de vários correntistas.

De acordo com as investigações, o criminoso também foi até a casa da viúva do cliente e tentou induzi-la a assinar um documento declarando que seu falecido marido tinha o desejo de doar determinada quantia aos gerentes da instituição bancária. A mulher negou e, junto com seu advogado, foram ameaçados. Por conta disso, o ex-gerente também está sendo investigado pelo crime de coação no curso do processo. 

Todos os envolvidos foram denunciados por furto duplamente qualificado, associação criminosa e lavagem de capitais, inclusive, com pedido de sequestro de bens. O juízo da 27ª Vara Criminal da Capital expediu um mandado de prisão preventiva contra o ex-gerente. Os outros dois funcionários da instituição bancária ainda não foram localizados pela polícia.

Com Agência Brasil

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!