Explosão em cooperativa deixa ao menos 8 mortos no Paraná

explosão paraná
Explosão em silo de cooperativa deixou ao menos oito mortos, segundo as autoridades locais (Reprodução/@bombeirosparana/Instagram)

Uma grande explosão em um silo graneleiro de uma cooperativa agroindustrial em Palotina, no Paraná, deixou ao menos oito trabalhadores mortos. O Corpo de Bombeiros se mobiliza na manhã desta quinta-feira (27) para buscar novas vítimas no local.

Segundo a cooperativa C.Vale, a explosão atingiu a unidade central de recebimento de grãos por volta das 16h50 dessa quarta-feira (26). O comunicado informa que as causas ainda não foram identificadas.

Segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), até as 7h de hoje foram registradas as transferências de 10 pacientes, todos em estado grave.

Sete foram para Cascavel, dois para Palotina e um para Curutiba. Desses, oito estavam em leitos de UTI. Pelo menos dois foram transferidos para unidades de saúde da região.

Explosão deixa mortos e feridos

Já por volta das 8h50, o governo do estado informou que oito mortes foram confirmadas. Sete trabalhadores morreram no local e o último chegou a ser transferido para Cascavel.

“A Secretaria de Estado da Saúde permanece em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado e auxilia os municípios do Oeste por meio da Regulação de Leitos”, informa nota.

De acordo com a Defesa Civil, um empregado segue desaparecido, supostamente sob os escombros.

Causa da explosão é investigada

Os corpos retirados dos destroços foram entregues ao Instituto Médico Legal de Toledo e serão liberados nas próximas horas aos familiares para velório e sepultamento.

“Representantes do sindicato Sintrascoopa e da Fenatracoop, estão acompanhando de perto todo o trabalho que vem sendo realizado e também vai acompanhar a investigação dos peritos para descobrir a causa do acidente”, diz a Defesa Civil.

De acordo com a C.Vale, “equipes de segurança do trabalho da cooperativa estão auxiliando nos trabalhos e prestando assistência às famílias das vítimas. Os trabalhos de busca ao trabalhador desaparecido continuam agora pela manhã com 34 bombeiros militares e do Grupo de Operações de Socorro Tático”.

Em comunicado no Twitter, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirma que um avião será enviado à região hoje. “A orientação é que nossas equipes continuem atuando para garantir pronto atendimento”, diz.

Em nota ao BHAZ, a Polícia Civil informa que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da explosão. Além das equipes no local desde o início da ocorrência, a corporação enviou profissionais para identificar os corpos por meio de coleta necropapiloscópica.

Até o momento, a polícia identificou três pessoas, sendo dois haitianos e um brasileiro. Para tal, usou a coleta e confronto de digitais. “A PCPR segue realizando todas as diligências cabíveis a fim de identificar os demais corpos localizados”, informa.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!