Coronavírus: É falso que idosos que saírem na rua terão a aposentadoria suspensa

fake aposentadoria coornavirus
Mensagem que circula nas redes sociais é falsa (@MinEconomia/Twitter/Reprodução + Amanda Dias/BHAZ)

Circula nas redes sociais a informação falsa de que cidadãos acima de 60 anos que circularem pela rua a partir desta sexta-feira (20) terão suas aposentadorias suspensas por tempo indeterminado. A informação repercutida foi desmentida pelo Ministério da Economia e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O texto diz que “de acordo com a Medida Provisória N° 922/de 18 de março de 2020, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir do dia 20/03/2020, terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$1.045,00 (Mil e quarenta e cinco reais)”.

Nas redes sociais, o Ministério da Economia garantiu que a informação que circula é falsa. Apesar do isolamento ser recomendado, principalmente para quem faz parte de grupos de risco, não há nenhuma determinação oficial que proíba os idosos de saírem de casa.

Em nota (leia na íntegra abaixo), o INSS também alertou sobre a situação e reiterou que o instituto “vem tomando uma série de medidas para assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos, para evitar que se exponham ao risco de contágio do coronavírus”. O atendimento nas agências, por exemplo, foi suspenso até o início de abril.

A medida provisória à qual a mensagem falsa faz referência, na verdade, foi assinada no dia 28 de fevereiro de 2020 e se trata de autorização para contratação temporária de servidores aposentados por órgãos da administração federal. O texto que aparece na imagem é inteiramente falso.

Nota do INSS

Está circulando uma informação falsa de que o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir de hoje (20) terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. O mesmo conteúdo inverídico, com uma suposta penalidade de suspensão da aposentadoria pelo prazo de 1 mês e em caso de reincidência por até 6 meses, consta também em um texto que simula um decreto do Governador do Distrito Federal.

O INSS reitera que vem tomando uma série de medidas para assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos, para evitar que se exponham ao risco de contágio do coronavírus. Ontem (19), foi anunciada a suspensão do atendimento nas agências, em princípio, até o início de abril.

Cabe lembrar que os segurados podem ter acesso aos serviços pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!