Fenômeno da superlua iluminará o céu brasileiro neste domingo

Divulgação

Hoje a noite será especial: o fenômeno “superlua” ocorrerá neste domingo (16) e deve iluminar o céu de inúmeras cidades brasileiras. O fenômeno em que a lua cheia parece maior e mais brilhante, devido a uma aproximação maior com a Terra, será melhor observado a partir das 21h, no momento em que o astro começa a aparecer no horizonte Leste do céu.

Esse fenômeno acontece no período chamado perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está em menor distância da Terra – e coincide com a fase cheia da lua. Hoje, a distância entre o nosso planeta e o satélite será de 358 mil quilômetros, o que fará com que ele possa parecer 14% maior que o normal e até 30% mais brilhante, em noites de céu claro, segundo informações da NASA (Agência Espacial Americana). Para estabelecer um comparativo, normalmente a distância média entre a Terra e a Lua é de, aproximadamente, 384 mil quilômetros.

Foto: Charlie Riedel/AP
Foto: Charlie Riedel/AP

O fenômeno superlua deve se repetir também nos dias 14 de Novembro e 14 de Dezembro deste ano. O momento mais propício para apreciar a visão do nosso satélite natural é quando ele aparece no horizonte, já que parece maior e com um colorido mais intenso do que quando alcança o alto do céu. De acordo com especialistas, o espetáculo só voltará acontecer dia 25 de novembro de 2034.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!