Filha de Romário publica carta após ministro da Educação falar de estudantes com deficiência: ‘Não atrapalho’

Ivy Faria filha Romário
Ivy tem síndrome de Down e estuda com adolescentes com e sem deficiência (Reprodução/@mundo.da.ivy/Instagram)

Ivy Faria, de 16 anos, filha caçula do senador Romário (PL-RJ), publicou uma carta aberta nas redes sociais direcionada ao ministro da Educação Milton Ribeiro. A adolescente respondeu à declaração do ministro, da semana passada, em que disse que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição. A jovem, que tem síndrome de Down, frisou que não atrapalha ninguém na sala de aula.

Ivy começa falando que está “muito triste”. “Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy. Eu estou muito triste com senhor sabe, eu tenho síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência. Cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, diz a filha do ex-jogador.

“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender: a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação. Como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade”, destaca.

A adolescente ainda lembra que há, por exemplo, advogados cegos, relações públicas com síndrome de Down, e várias outras pessoas com deficiência formadas na universidade e trabalhando para o Brasil. Ivy também citou os atletas dos Jogos Paraolimpícos, o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência, cuja edição em Tóquio começa na semana que vem.

“E pra dar aquele orgulho e mostrar com muito talento a nossa força de vontade de superar tantas barreiras, vem aí as Paraolimpíadas com dezenas de atletas dando muito orgulho e nos enchendo de motivação. Seu Ministro, uma criança com deficiência em sala de aula contribui mais com a educação deste país do que o senhor neste ministério”, finaliza a jovem.

Romário x Ribeiro

O senador Romário (PL-RJ) discutiu, no começo da semana, com o ministro Milton Ribeiro. A confusão se iniciou após publicação do parlamentar no Twitter criticando as falas de Ribeiro sobre as crianças com deficiência. “Somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”, disse o pai de Ivy.

O parlamentar disse ainda que “o ministro da Educação faltou a muitas aulas, deixando a imbecilidade tomar o lugar da inteligência e da humanidade”. Após a postagem, Ribeiro respondeu o senador (veja mais aqui).

A mais recente declaração de Milton Ribeiro não é a única polêmica do ministro. O chefe da pasta da Educação e pastor na Igreja Presbiteriana afirmou, no ano passado, que o “homossexualismo” vem da falta de atenção dos pais e de “famílias desajustadas”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!