Fóssil humano de quase 12 mil anos é descoberto por pesquisadores em sítio arqueológico de Goiás

fóssil 12 mil anos goiás
O esqueleto se encontrava a aproximadamente dois metros de profundidade (Reprodução/TV Anhanguera)

Um fóssil humano encontrado em Goiás pode representar um dos primeiros habitantes do serrado do estado brasileiro. A descoberta de pesquisadores no sítio de Serranópolis, sudoeste de Goiás, é datada de quase 12 mil anos.

O esqueleto se encontrava a dois metros de profundidade, perto de mais fósseis e objetos, como dez crânios de mais de um século de existência e carvão. Foi o que informou Julio Cezar Rubin de Rubin, um dos coordenadores da pesquisa, à TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no estado.

O professor afirmou ainda que os primeiros sinais do fóssil de 12 mil anos foram achados em outubro do ano passado. Porém, os restos só foram escavados em março deste ano.

Mais de 20 profissionais de oito instituições brasileiras e estrangeiras participaram da escavação, que foi iniciada em dezembro de 2021. A operação também contou com o apoio da Polícia Federal (PF).

Crânios encontrados em Goiás (Reprodução/Acervo Projeto Serranópolis)

Julio Cezar apresentou os detalhes sobre o trabalho da pesquisa que achou o fóssil em Goiás. “Já havíamos encontrado carvão e um artefato lítico perto do pé desse indivíduo. Há uma cronologia de entre 11.900 e 11.700 anos antes do presente”.

“Ele pode ser mais novo, pois pode estar dentro de uma cova, tinha carvão embaixo dele também. Só a continuidade da pesquisa é que vai definir isso”, prosseguiu.

Com a possível comprovação da idade do fóssil, esses restos mortais humanos podem ficar conhecidos como os mais antigos já achados no centro-oeste do Brasil. Eles estariam situados na mesma época de outros fósseis encontrados entre 1970 e 1990 na região.

De acordo com o professor, ainda existe a possibilidade de encontrar “cultura material, restos alimentares, estruturas de fogueiras e até mais esqueletos” no sítio arqueológico.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!