‘Preto sujo’: Funcionários de restaurante são vítimas de racismo e dono se revolta

@dario_costa/Instagram/Reprodução

Funcionários de um restaurante, em Santos (SP), foram vítimas de racismo por um cliente na última terça-feira (28). Eles foram chamados de “pretos sujos” e “negrinhos”. O caso veio à tona após o proprietário do estabelecimento gravar um vídeo, nessa quinta (30), contando o ocorrido.

Tudo aconteceu no restaurante Madê Cozinha, assim que um cliente, de aproximadamente 50 anos, chegou com a esposa e o neto. “Desde o início ele estava grosso. Começou dizendo que não queria ser atendido por mulher e promoveu diversos insultos racistas contra a galera da equipe de atendentes”, disse o chef de cozinha Dário Costa, dono do restaurante.

Os garçons foram chamados de “pretinhos”, “pretos sujos” e “negrinhos”, conforme o proprietário relata nos vídeos postados nos Stories do Instagram. “Ele dizia tudo isso enquanto comia, bebia e fazia os pedidos. Situação constrangedora”, disse

Dário Costa gravou vídeos contando tudo que aconteceu (@dario_costa/Instagram/Reprodução)

A situação ficou difícil de ser contornada à medida que outros clientes se irritaram com as falas do homem. “Clientes e outras pessoas se sentiram ofendidas e a situação foi para um nível mais complicado. Não teve agressão, mas um cliente chegou a ir pra cima dele”, relembra Dário.

O chef de cozinha procurou a polícia e registrou a ocorrência. Agora ele pretende entrar na Justiça para processar o cliente por dano morais. “Quero deixar um recado: isso não vai ficar assim, você vai sofrer as consequências. Vamos processá-lo. Queria dizer que ele é a pessoa mais escrota que já vi na vida”, se exaltou.

Após deixar o estabelecimento, o cliente ligou para o restaurante. “Durante uma hora ele ficou segurando a linha do restaurante. Ligava só pra xingar e falar que a gente é ‘pretinho’, que eu sou idiota por ter negros na minha equipe”, contou.

‘Você não é bem-vindo’

Ainda nas redes sociais, Dario postou uma foto com toda equipe do restaurante. O chef de cozinha ressaltou que tem funcionárias “negros, brancos, japoneses, mestiços, gays e héteros” e mandou um recado para os intolerantes.

“Se você tem qualquer traço de intolerância à diferenças de gênero ou cor de pele nos seus pensamentos mais ocultos, você não é bem vindo aqui. Não dá mais para aceitar isso, chega”.

Racismo x Injúria racial

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!