Fundador da Anvisa provoca risadas ao dizer que ‘tem muito médico burro’

médico jornal da cultura
Médico sanitarista comentou sobre medidas de isolamento para prevenir mortes pela Covid-19 (Reprodução/TV Cultura)

O médico sanitarista e um dos fundadores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina divertiu duas jornalistas e vários internautas ao afirmar, em rede nacional, que “tem muito médico burro”, em entrevista à edição do “Jornal da Cultura” dessa quarta-feira (6).

O profissional da saúde comentava sobre as medidas de restrição impostas para conter a Covid-19, que impactam negativamente as economias de todo o mundo. “Isso terá consequências econômicas, mas salvará vidas que vão tocar a economia no momento seguinte. Tem que ter o mínimo de inteligência, particularmente neste momento em que temos vacina“, comentou o médico.

A apresentadora Ana Paula Couto, então, questionou: “É consenso na sua área, entre os médicos?”. Vecina não hesitou para responder: “Não, na minha área tem muito médico burro, que dá cloroquina, essas coisas”. A declaração fez a apresentadora do jornal e a outra convidada da edição, a jornalista Patrícia Campos Mello, caírem na risada.

“Agora, entre os médicos inteligentes, é consenso”, completou Gonzalo Vecina. O médico sanitarista foi presidente da Anvisa de 1999 a 2003 e é um dos fundadores da agência. Hoje, é professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). Também atuou como secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004.

A fala do profissional divertiu os usuários das redes sociais. “Essa pandemia serviu para desconstruir a ideia que todo médico é inteligente. Há muito médico burro aí”, comentou um internauta. Outros, porém, discordaram do médico. “Se parar a economia e as pessoas não morreram de covid e sim de fome. Quem mas vai sofrer são os mas pobres, as pessoas que tem dinheiro, como esse medico, podem ficar parados afinal tem reservas, afinal covid mata tanto pobres como ricos mas a fome só mata pobre”, escreveu outro.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!