Gal Costa, ícone da MPB, morre aos 77 anos

gal costa
Gal Costa faleceu na manhã desta segunda-feira (Reprodução/@galcosta + @suzidias/Instagram)

A cantora Gal Costa, um dos maiores ícones da MPB (Música Popular Brasileira), morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista ao BHAZ.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Gal Costa se apresentaria no festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo nesse fim de semana, mas a participação foi cancelada no dia 17 de outubro. O motivo, segundo a equipe da artista, era a recuperação após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

O procedimento foi realizado em setembro. Ela ficaria fora dos palcos até o final do mês de novembro.

A cantora se apresentou em Belo Horizonte em abril deste ano, no Breve Festival, no Mineirão. Ela tinha shows marcados para dezembro deste ano, janeiro e março de 2023, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Gilberto Gil lamentou a morte da amiga, por meio das redes sociais. “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, publicou.

Gil lamenta
Os dois fizeram parte do grupo ‘Doces Bárbaros’ (Reprodução/Twitter)

Trajetória

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador, na Bahia. Quando adolescente, se aproximou de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. As vozes se tornaram as maiores da música popular brasileira e da Tropicália.

Nos anos 1970, os quatro se uniram na banda “Doces Bárbaros”. Neste ano, Gilberto Gil chegou a confirmar que uma reunião do grupo seria possível.

Em 1971, Gal Costa estreou a icônica sequência de shows “Fa-Tal”, no Teatro Tereza Raquel, no Rio de Janeiro, e que depois se tornou o álbum “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”.

A cantora seguiu marcando a música brasileira ao longo dos anos. Um filme sobre a história dela, estrelando a atriz Sophie Charlotte, tem estreia prevista para 2023. “Meu Nome é Gal” ainda conta com Rodrigo Lélis e Dan Ferreira interpretando Caetano Veloso e Gilberto Gil, respectivamente.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!