Em meio a boatos, Gal Costa se manteve reservada sobre sexualidade e vida íntima

Gal Costa
Especulações sobre namoros de Gal envolvem Marina Lima, Pelé e Caetano (Reprodução/@galcosta/Instagram)

Gal Costa, ícone da MPB que faleceu nesta quarta-feira (9), sempre se manteve reservada sobre a própria intimidade, mesmo em meio a vários boatos sobre sua sexualidade e relacionamentos.

As especulações sobre namoros de Gal Costa ainda envolvem Pelé e Caetano Veloso. Em entrevista ao UOL concedida em 2018, ela manteve a decisão de se manter reservada sobre o assunto.

A entrevistadora do portal chegou a começar a elaborar uma pergunta sobre o assunto, mas foi cortada de cara. “Você é reservada em relação à sua sexualidade e…”, introduziu. “Sou. Ponto final”, respondeu Gal, de bate-pronto. A jornalista questionou se poderia terminar a pergunta, mas foi cortada com um categórico “não”.

‘Nunca transou’ com Caetano Veloso

Também em 2018, Gal Costa divertiu o público ao participar do “Domingão do Faustão”, quando Caetano Veloso recebeu o Troféu Mário Lago. A artista foi bem sincera e revelou que já rolou um “clima” com o amigo, companheiro do grupo “Doces Bárbaros”.

“Ele já falou no livro dele que havia sempre um clima entre a gente, e havia mesmo. Um clima sensual entre nós dois além da música. Houve uma época que a gente ia muito à praia, e nesse momento, nessa fase, rolou um clima muito grande e aí ele compôs a música ‘Da Maior Importância'”, disse.

“Mas a gente nunca transou. Ele era marido de Dedé e ela ia me bater”, completou. Caetano Veloso ainda confirmou a história: “esse clima de que ela fala foi depois que eu voltei de Londres, na praia. Mas a gente não chegou… Eu era casado com Dedé, que era a maior amiga dela desde pequena”.

Em uma entrevista para o programa de Silvia Poppovic e Roberto d’Ávila, Caetano conta que ele e Gal ficaram um tempo em São Paulo dormindo no apartamento de um amigo, e que ele tentava armar para os dois transarem, mas que nunca rolou. “Ficamos dormindo ela e eu na cama de casal. Toda noite dizia: ‘Gal vamos namorar’. Ficava armando, botava um disco do Bob Dylan pra ver se ela queria transar comigo, mas nunca rolou. Terminávamos rindo”.

Vendo a entrevista, Gal Costa ri desconcertada com as mãos no cabelo, e diz: “É verdade, eu nunca consegui namorar o Caetano”.

Pelé?

Outro boato é de que Gal Costa teria namorado o então jogador de futebol Pelé, entre 1978 e 1979. Em uma reportagem da jornalista Lúcia Leme divulgada pelo perfil “Revistas Antigas” no Twitter, a artista negou o romance e disse que queriam destruir a amizade dela com o atleta.

“Eu não amo Pelé. Gosto muito dele, sim. Como amigo. E tudo isso que andam falando não passa de uma consequência do consumo, da publicidade, da repercussão. Nos veem juntos e começam a procurar coisas mais profundas. É sempre assim”, disse.

“O fato é que esse romance, entre aspas, vende jornais e vende revistas. Eu sei. Mas só que não temos romance!”, completou. Ainda segundo a reportagem, os rumores da época diziam que a cantora estaria se aproveitando da popularidade de Pelé nos Estados unidos para levar um show ao país.

O que diziam era que o jogador gostava dela, mas ela não correspondia. “Eu acho que Pelé não está apaixonado por mim. […] A verdade é que não preciso de Pelé. E ele não precisa de mim. Sempre sobrevivemos, individualmente”, disse Gal Costa.

Reportagem
Cantora falou sobre boatos em entrevista à época (Reprodução/@capasderevistas/Twitter)

A confusão com Marina Lima

Em 2008, Marina Lima revelou em entrevista à jornalista Joyce Pascowitch que já havia se envolvido sexualmente com Gal Costa. Ela disse que viu a artista pela primeira vez no programa do Chacrinha e, anos depois, ouviu falar que “Gal era gay”.

“Foi um choque para mim. Um choque! Eu não estava nesse mundo. Eu namorava o Ewaldo, não estava nem imaginando isso. Aí eu soube que essa mulher, que era meu grande ídolo, transava com mulher. Foi um choque, mas aquilo abriu uma porta para mim. Até que, enfim, eu conheci a Gal”, contou.

Segundo a cantora, Gal começou a “brincar de sedução” com ela: “fiquei em pânico e voltei para os Estados Unidos. Fui estudar música para ficar longe e não ter de lidar com aquilo, para poder pensar. Aí, lá fora, eu vi que eu queria experimentar, e que a pessoa que eu queria era ela. Voltei para o Brasil, com uma fita e assinei um contrato com a Warner aos 17 anos. E me aproximei da Gal e acabei transando com ela. Foi muito importante para mim”.

Gal Costa, sempre reservada quanto a sua sexualidade, não gostou nem um pouco da declaração e passou a “dar um gelo” em Marina. Em 2012, questionada pela Folha de S. Paulo, ela disparou: “Marina quem? Não conheço nenhuma”.

No ano passado, Marina comentou sobre a confusão em entrevista ao jornal O Globo. “Nunca poderia imaginar que a pessoa em questão fosse ficar puta. Até porque aprendi muito sobre libertação sexual com aquela geração, com os baianos. Não toco mais nesse assunto, não quis aborrecer ninguém. Foi um susto causar incômodo, fiquei indignada até. Mas cada um sabe da sua vida”, disse.

Edição: Pedro Rocha Franco
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!