Um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2) no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Glória Maria Malta da Silva nasceu em Vila Isabel, na Zona Norte do estado. Formada pela PUC do Rio, ela começou a trajetória como repórter na TV Globo em 1971. Passou pelo RJ TV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Globo Repórter, além de outros telejornais. Por anos, apresentou o Fantástico nas noites de domingo.
Em nota, a TV Globo lamentou a partida da jornalista. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, diz o texto. “Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”.
Ainda no comunicado, a emissora diz que Glória começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases no cérebro que, “infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”.
Em dezembro de 2022, a jornalista chegou a se afastar do Globo Repórter para tratar um tumor no pulmão. Ela já não participava do programa ao lado de Sandra Annenberg desde o mês de agosto.
Carreira de Glória Maria
Considerada um dos ícones do jornalismo no país, Glória Maria entrevistou nomes como Michael Jackson, Freddie Mercury e Madonna. A jornalista viajou por mais de 100 países para fazer reportagens para o Fantástico, tendo passado por todos os continentes e muitas vezes só com o cinegrafista.
Glória Maria foi a primeira jornalista a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional. Sua primeira reportagem para a TV Globo tratou da queda do Elevado Paulo de Frontin, em novembro de 1971. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico. Desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter antes de se afastar.
Em atualização