Governo considera rebaixar status da Covid-19 de pandemia para endemia no Brasil; entenda a diferença

marcelo queiroga
Ministro ainda não confirmou alteração (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Governo Federal avalia a possibilidade de mudar o status da pandemia de Covid-19 no Brasil, para uma endemia. Para o Ministério da Saúde, o avanço da vacinação é um fator que diminui o “caráter pandêmico” do vírus no país. Segundo o g1, a pasta analisa os dados epidemiológicos para determinar a nova classificação.

A mudança já foi adotada em alguns países, como a Dinamarca, Reino Unido, França e Espanha. A Saúde deve ter um posicionamento oficial nas próximas semanas, após o Carnaval. No entanto, a OMS continua a considerar a doença como pandêmica.

No Reino Unido, após a mudança de classificação, o primeiro ministro Boris Johnson afirmou que o caminho a ser seguido seria o de transformar as restrições em orientações. No país, as medidas como o uso de máscaras, testagem em massa e isolamento social já não são mais exigidas pelo Governo e se tornaram opcionais.

No Brasil, o ministro Marcelo Queiroga ainda não se pronunciou quanto às medidas que seriam tomadas, caso a nova classificação venha a se concretizar. A média móvel de casos e mortes no país apresenta uma tendência de estabilidade, com leves quedas.

Entenda a diferença

A pandemia da Covid-19 recebeu esse status, por ter atingido níveis mundiais. Quando um determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas, é considerado uma pandemia. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já a endemia ocorre quando a doença é recorrente em uma região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. De acordo com o Instituto Butantan, um exemplo no Brasil é a dengue, que acomete a população de certas regiões durante o verão.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!