Grávida de 8 meses se salva de enchente escondida dentro de geladeira

grávida enchente espírito santo
Mulher grávida ficou dentro de geladeira para escapar de enchente no Espírito Santo (Diocese de Cachoeiro do Itapemerim)

Uma mulher grávida de oito meses foi resgatada dentro de uma geladeira durante as fortes enchentes que atingem o Sul do Espírito Santo. A jovem Elivanda de Souza Brandão, de 18 anos, relatou que o marido teve a ideia quando viu a casa sendo tomada pela água. O caso foi registrado na madrugada do último domingo (23).

Pelo menos 20 pessoas morreram após as fortes chuvas que atingiram o sul do estado. Segundo a última atualização do boletim da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sete pessoas ainda estão desaparecidas.

Desse total, 18 aconteceram no município de Mimoso do Sul, onde uma casa de atendimento à pessoa com deficiência foi invadida pelas águas do Rio Muqui do Sul e vitimou cinco pessoas. 

Em conversa com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que realiza trabalhos de apoio na região, a jovem contou que o momento foi de desespero para a família. “Fiquei com medo quando ele me colocou dentro da geladeira, com medo de não dar certo, com medo de perder ele também. Foi desesperador”, contou.

A casa onde o local morava ficou destruída após a enchente. O marido de Elivanda Rulian Dias Amaral, 20, contou que tinha acabado de ajudar um vizinho acamado quando notou a situação.

“A minha geladeira estava boiando dentro de casa, foi a única solução que achei de salvar a minha vida e da minha esposa. Coloquei ela dentro da geladeira, empurrei para o lado de fora e caí dentro da água. Fui escorando na geladeira até achar um ponto mais alto para nos abrigarmos”.

Ele continua dizendo que, com a correnteza, a geladeira chegou a virar, mas o casal conseguiu nadar até um terraço. Os dois ficaram lá até a chegada do Corpo de Bombeiros, às 9h.

“Eu destronquei o tornozelo, machuquei bastante. A gente quase bateu em um poste, quase morremos eletrocutados. Quando a geladeira virou, ela bebeu muita água… eu bebi muita água […] A gente só pensava em Deus nessa hora. Foi Deus que nos deu forças”, desabafou a grávida.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!