Homem morre afogado em rio enquanto testemunhas dão risada e filmam; imagens fortes

Reprodução

Imagens fortes de um homem morrendo afogado estão sendo compartilhadas pelas redes sociais nos últimos dias. O caso chocou a cidade de Aracoiaba, no interior de Ceará, nesse sábado (7). Os moradores da cidade criticam os cinegrafistas amadores por terem filmado ao invés de prestarem socorro.

De acordo a Polícia Civil, o caso ocorreu no último sábado (7). No entanto, o corpo da vítima só foi encontrado nessa segunda feira (9). Nas imagens, as pessoas que estavam filmando podem ser ouvidas dando risada da situação. Elas também falavam para que ele fosse para um parte rasa ou se segurasse em algum galho. Contudo, em momento algum, as testemunhas foram até a margem do rio para tentar ajudá-lo. O homem foi identificado como Francisco de Assis Rodrigues da Silva, de 64 anos.

A Polícia Militar informou que cinco pessoas prestaram depoimentos para esclarecer o caso. Um inquérito foi aberto e os envolvidos agora podem responder por omissão de socorro. Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS, disse que o inquérito foi aberto contra um adulto e foi registrado um ato infracional contra um adolescente. As duas pessoas foram ouvidas e logo após liberadas.

O alerta do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), é que de, quando se presenciar um caso de afogamento, a pessoa não precisa tentar fazer o salvamento. Porém, é obrigação que chame por socorro o mais rápido possível.

No Código de Direito Penal Brasileiro, é considerado crime de falta de assistência, a partir do momento que é “possível fazê-lo sem se colocar em risco”. Isso relacionado a crianças abandonadas, pessoas com invalidez, situações de desamparo ou perigo, ou não solicitar socorro para autoridades públicas. A pena é de até seis meses de detenção ou multa. “A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte”, diz o Código Penal.

AS IMAGENS SÃO FORTES! 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!