Homem que destruiu placa de Marielle Franco foi candidato a vice de Flávio Bolsonaro

Twitter/Reprodução

Um dos homens que aparece na foto da placa que foi destruída no Rio de Janeiro, de Marielle Franco, foi candidato a vice-prefeito na chapa Flávio Bolsonaro nas eleições de 2016 na cidade. Rodrigo Amorim (à direita na foto), hoje, é candidato a deputado estadual pelo PSL. Já o outro homem da foto é Daniel Silveira, que pleiteia o cargo a deputado federal, também pelo mesmo partido.

Os dois candidatos gravaram um vídeo, com trechos de uma reportagem do Bom Dia Brasil, e outras reportagens: “A morte da vereadora não pode servir como desculpa para depredação do patrimônio público. Por isso que hoje estamos aqui para restaurar o patrimônio”.

Rodrigo Amorim aparece na gravação com uma camisa estampada com uma mão segurando uma arma. Já Daniel Silveira está vestido com uma roupa que homenageia Jair Bolsonaro. No final do vídeo, os dois gritam: “Marechal Floriano, presente!”.

O grito foi uma referência à frase “Marielle, presente!”, que foi dito várias vezes após a morte da vereadora. Até hoje, as causas do assassinato não foram divulgadas.

Após a grande repercussão negativa, os candidatos fizeram uma transmissão ao vivo no Facebook para tentar amenizar a situação. “Todos nós repudiamos a morte de Marielle Franco. Os algozes têm que ser investigados e punidos severamente. Porém, isso é uma tentativa de esquerda de descontextualizar os fatos”, disse Amorim.

De acordo com os candidatos, a placa foi colocada de forma indevida na Praça Floriano Peixoto, no Rio de Janeiro. “Se for preciso, arranco mais mil placas. Não tem pedido de desculpas, não fizemos nada de errado”, completa Amorim.

Veja o vídeo na íntegra:

O candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), se manifestou sobre o caso. “Três idiotas aparecem em foto quebrando placa que homenageava Marielle Franco no Rio de Janeiro. Um deles com camiseta que estampa o rosto do único candidato que não lamentou a execução da vereadora”.

A candidata à Vice-Presidência pelo PT, Manuela D’Ávila, também comentou sobre o caso.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!