Homem negro é algemado e obrigado a correr atrás de moto de PM em meio a deboches: ‘Andando igual escravo’

homem negro moto
Vídeo gerou revolta em internautas e o policial foi afastado (Reprodução/@RenanPeixoto_/Twitter)

Um homem negro foi flagrado correndo algemado em uma moto da Polícia Militar de São Paulo. As cenas foram gravadas nessa terça-feira (30) e circulam pelas redes sociais. As imagens e a narração racista, em tom de deboche, geraram revolta. O policial que conduzia a motocicleta acabou sendo afastado e um inquérito foi instaurado pela corporação.

As imagens foram gravadas na avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, na região da Vila Prudente, na zona Leste de São Paulo. O militar piloto da moto chegou a acelerar e o homem, que estava algemado, corria com o intuito de acompanhá-la.

O homem negro trajava calça preta e camiseta de manga comprida. As pessoas que fizeram a filmagem debocharam da situação dando risadas e com comentários racistas. “Algemou e está andando igual escravo. Vai roubar mais agora?”, questionou um deles.

‘Tortura’

O caso gerou revolta nas redes sociais. Guilherme Boulos, que foi candidato ao governo de São Paulo, criticou a atitude do militar. “Brasil, mais de 300 anos de escravidão… Tortura e sangue frio praticado por um PM de SP. Inaceitável”, escreveu ao compartilhar a gravação.

“O vídeo do homem negro algemado a uma moto está entre as imagens mais revoltantes que já assisti. Não é só a crueldade que me dá asco, mas a certeza de quem a pratica de que não haverá consequências”; “Que coisa triste” disseram outras internautas.

Investigação

O BHAZ procurou a Polícia Militar de São Paulo, que disse, por meio de nota (leia abaixo na íntegra), ter afastado o militar que estava no serviço operacional e instaurou inquérito para apurar a conduta.

A corporação ainda informou que durante a operação ‘Cavalo de Aço’, na referida avenida, por volta das 11h, “um motociclista fugiu do bloqueio e foi acompanhado por policiais militares. Em determinado momento, o suspeito se livrou da beg que portava, jogando-a na rua. Dessa forma, um dos policiais colheu o material enquanto o outro manteve a perseguição”.

A polícia ainda diz que o homem colidiu a “motocicleta com uma viatura do SAMU e tentou a fuga a pé, sendo preso metros do local da colisão. Após a detenção, o policial militar filmado conduziu o suspeito como mostrado nas imagens”.

Por fim, o órgão informa que “repudia a forma como o detido foi conduzido, que afronta todos os protocolos da Instituição e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e fazer cumprir as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”.

Nota da Polícia Militar

“Em primeiro lugar cabe ressaltar que a Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar (IPM) para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional.

Durante Operação “Cavalo de Aço”, na av. Luiz Ignacio de Anhaia Mello, em 30/11, por volta das 11h00min, um motociclista fugiu do bloqueio e foi acompanhado por policiais militares. Em determinado momento, o suspeito se livrou da beg que portava, jogando-a na rua. Dessa forma, um dos policiais colheu o material enquanto o outro manteve a perseguição.

Momentos depois, o suspeito colidiu a motocicleta com uma viatura do SAMU e tentou a fuga a pé, sendo preso metros do local da colisão. Após a detenção, o policial militar filmado conduziu o suspeito como mostrado nas imagens para próximo da motocicleta colidida, pois teve a preocupação de que alguma pessoa pudesse roubar o veículo que estava na via pública.

Dentro da beg do suspeito haviam 12 tijolos de maconha (fotos) e o suspeito declarou aos policiais militares que levaria a droga do bairro Vila Prudente para o Jardim Rodolfo Pirani.

Ocorrência foi conduzida para o 56º DP, onde o delegado ratificou a voz de prisão por tráfico de entorpecentes e direção de veículo sem permissão.

Por fim, a Polícia Militar repudia a forma como o detido foi conduzido, que afronta todos os protocolos da Instituição e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e fazer cumprir as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!