‘Chorrindo’: idoso que deu vida ao meme rindo ‘nervoso’ visita São Paulo e agita internautas

harold meme
Ao longo da semana, ele já visitou o Pacaembu, a arena Allianz Parque e também o parque Ibirapuera (Reprodução/Hide the Pain Harold/Facebook)

Imagina sair de casa pela manhã e se deparar com um dos personagens mais famosos da internet bem na sua frente? Nesta semana, quem vive em São Paulo pode acabar se esbarrando por aí com o sorriso de András Arató, o idoso húngaro que ficou conhecido mundo afora pelo meme que personifica a expressão “chorrindo”, também conhecida como “rindo de nervoso”.

O engenheiro András, apelidado de “Hide the Pain Harold” (‘Esconda a dor, Harold’, em português), desembarcou no Brasil na última segunda-feira (13) e, desde então, tem compartilhado momentos da viagem em sua página no Facebook, que tem mais de 730 mil seguidores. “Olá, pessoal! Este é o aeroporto de Madrid, Barajas. Estou esperando a conexão com o Brasil. Então, cuidado, Brasil! Estou chegando”, brincou ele em vídeo publicado na rede social.

Ao longo da semana, o engenheiro já visitou o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu -, a arena Allianz Parque, do Palmeiras, e também o parque do Ibirapuera. Nos comentários, vários brasileiros deram boas-vindas a ele e aproveitaram o momento para “tietar”.

“Preciso de uma foto com você! Onde você está?”, perguntou uma seguidora. “E aí, cara! Tenha cuidado ao esconder a dor. Aqui no Brasil deixamos isso à vista de todos! Bem-vindo”, brincou outra pessoa nos comentários de uma das fotos de András.

András também tem aproveitado a vida boêmia paulista (Reprodução/Facebook)

Como nasceu o meme?

Em uma crônica publicada no jornal The Guardian em 2019, o engenheiro András Arató conta que se surpreendeu com a fama repentina. Segundo ele, as fotos que ficaram tão famosas foram feitas há mais de uma década em Budapeste, capital da Hungria, a convite de um fotógrafo.

“Um fotógrafo profissional entrou em contato após ver minhas fotos de férias no Facebook. Ele disse que estava procurando alguém como eu para aparecer em algumas imagens. Todo mundo é um pouco vaidoso por dentro, inclusive eu, então fiquei feliz por ele me querer”, lembra ele. 

Tudo ficou estranho quando, ao fazer uma busca no Google, o engenheiro se deparou com seu rosto estampado em vários memes. “As pessoas pensaram que meu sorriso, combinado com o olhar, parecia terrivelmente triste. Eles estavam me chamando de ‘Hide the Pain, Harold'”, escreveu András.

“As pessoas sobrepunham texto às minhas fotos, falando sobre suas esposas as deixando, ou dizendo que sua identidade havia sido roubada e sua conta bancária esvaziada. Eles usaram minha imagem porque parecia que eu estava sorrindo com a dor”, acrescentou ele.

As imagens de András circularam por todo o mundo e viraram febre no Brasil (Reprodução/Redes sociais)
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!