Idoso se forma na faculdade aos 78 anos e comemora com a mãe: ‘Formei’

O vídeo de Roberto emocionou milhões nas redes sociais (Reprodução/Tiktok)

“Mãe! Eu formei, mãe”, anunciou Roberto Reis, de 78 anos, pelas ruas de Varginha, Sul de Minas Gerais. A caminho da casa de sua mãe de 98 anos, ele gritou aos quatro cantos sobre a conquista da formatura na faculdade. A cena, registrada pela neta Thamires Reis em 25 de fevereiro, foi parar nas redes e emocionou mais de 2 milhões de pessoas.

As imagens, postadas no Tiktok, mostram Roberto caminhando com um sorriso no rosto até a casa da mãe, dona Geralda Reis, que não pôde participar da cerimônia de entrega do diploma por causa da idade avançada. “A senhora não foi lá, mas vim aqui”, diz o formando que, na sequência, dá um abraço apertado nela.

@thamiresreis87 #VozDosCriadores #amordemaeefilho #amordemae #formatura #superacao #perseveranca ♬ som original – Thamires Reis

De volta aos estudos

Roberto se graduou em gestão financeira, em uma universidade à distância da cidade. Thamires, de 35 anos, afirma que a inspiração para voltar a estudar veio do filho dele, que é professor universitário na faculdade em que Roberto se formou.

“Durante a pandemia, a minha avó, esposa dele [Roberto], teve embolia pulmonar duas vezes e ele ficou muito preocupado. Aí o meu tio [filho de Roberto], vendo a situação dele, o pânico que ele estava, achou interessante ele ocupar a cabeça dele com outra coisa. Aí ele disse ‘pai, porque você não volta a estudar?'”, relembra.

De início, ela lembra que o avô ficou receoso com a perspectiva de voltar aos estudos: “ele comentou ‘voltar a estudar nessa altura da vida? Eu não tenho estrutura para enfrentar uma escola de novo'”.

Mas foi com o apoio do filho e do resto da família que Roberto decidiu iniciar um novo capítulo na sua vida. Em outro vídeo, também compartilhado nas redes sociais da neta, ele fala sobre como se sentiu. “Eu me emocionei e falei ‘não, eu não vou dar conta’. Meu filho falou ‘não, pai, vamos tentar pelo menos'”.

Depois de iniciar os estudos, veio a surpresa: o primeiro boletim estava repleto de notas máximas! “A primeira etapa foi até bem. Quando saiu o boletim, rapaz, eu fui nas nuvens e voltei. Falei ‘eu não acredito que eu tinha capacidade. Tinha uma nota máxima lá’. Aí eu animei”.

Conquista

Depois disso, foram dois anos de muito empenho até que Roberto tivesse o diploma nas mãos. Thamires conta que a família acompanhou o processo de perto. “Toda vez que saía o boletim, ele postava o boletim nas redes sociais no grupo da família e fazia a gente sempre muito feliz. Foi só alegria”, afirma.

Roberto lembra de quando contou para dona Geralda que voltaria a estudar. “Eu disse: ‘mãe, vou voltar a fazer faculdade. Você acha que dou conta?’ e ela me respondeu: ‘você dá conta de lavada! Você é um cara inteligente. Então, vai em frente que vai dar tudo certo'”.

E deu mesmo! No dia 25 de fevereiro deste ano, Roberto Reis subiu ao palco para receber o diploma das mãos do próprio filho. Segundo Thamires, ele já pensa em planos para o futuro. “Ele está pensando em fazer uma pós-graduação, mas ainda só pensando. Por enquanto ele está colhendo os louros da fama”, comenta bem-humorada.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!