Igreja Universal diz que ‘cristão de verdade’ não compactua com ‘ideias esquerdistas’

edir macedo
(Igreja Universal do Reino de Deus/Divulgação)

A Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, publicou um texto nesse domingo (23) defendendo que “um cristão de verdade” não pode ser de esquerda. O texto lista supostas diferenças entre o “pensamento cristão” e o “pensamento esquerdista”, detalhados segundo a própria igreja.

Não é novidade que Edir Macedo é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e defende ideais políticos de direita. Em 2019, o bispo chegou a orar para que Deus “removesse” os opositores do presidente da República.

O texto publicado no site da Universal argumenta que pessoas de esquerda “se travestem de defensores do povo” e usam de uma “estratégia maléfica” para provocar discussões políticas, confundindo a população e angariando os votos dos “incautos”.

As cinco diferenças entre o cristianismo e o pensamento de esquerda, listadas no texto do bispo Renato Cardoso, são em relação à família, às formas de governar, às crenças, aos “lados”, e à unidade.

“Se você se diz cristão e ainda vota na esquerda, há apenas duas possibilidades: ou você não segue realmente os ensinamentos do cristianismo ou os segue e ainda não entendeu o que a esquerda é verdadeiramente”, escreve o bispo no final do texto.

‘Esquerda x Cristianismo’

De acordo com a Igreja Universal, enquanto os cristãos acreditam em lares criados por pais com harmonia, a esquerda “prega contra o casamento convencional e incentiva questões como a liberdade do uso de drogas”.

“Com a sociedade doente, os esquerdistas podem posar de ‘defensores da liberdade’ para ganhar votos. Eles destroem a rede de apoio familiar para ‘salvar’ o povo usando um assistencialismo manipulador”, defende o bispo.

Em relação às formas de governar, a igreja diz que o Império Romano era uma “ditadura disfarçada de democracia”, por perseguir Jesus Cristo. Enquanto isso, ainda conforme o bispo, a esquerda “gosta de mentir que luta contra a ditadura”, mas persegue o cristianismo até hoje.

Nos tópicos sobre crenças e “lados”, a Universal volta a dizer que a esquerda nega a existência de Deus por meio do marxismo. “A esquerda combate a Igreja porque ela abre os olhos da população quanto ao que é certo e errado e mostra de que lado deve estar quem quer o bem”, argumenta.

Por fim, o bispo da Igreja Universal defende que, enquanto o cristianismo defende a união, a esquerda “destaca a diferença para incentivar a briga entre as pessoas, apesar de pregar falsamente que é a favor das diferenças”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!