Incêndio destrói 200 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal na Bahia

incêndio no parque nacional do Monte Pascoal
Brigadistas e bombeiros trabalham desde a semana passada em incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal (Reprodução/Grupamento de Bombeiros Militar)

Duzentos hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro (BA), ficaram destruídos em um incêndio que atinge o local, desde a semana passada. Desde então, brigadistas e bombeiros estão combatendo o fogo. A vegetação destruída faz parte da Mata Atlântica.

Segundo o Governo da Bahia, mais 35 bombeiros e duas aeronaves modelo Air Tractor se juntaram aos brigadistas para ajudar a combater o incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal. A superintendente do parque, Patrícia Pataxó solicitou o apoio nesse domingo (19).

Os brigadistas voluntários e agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) já estavam combatendo o fogo desde a solicitação feita pela  Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas.

Localizado no extremo Sul da Bahia, o parque é o único do Brasil a ter classificação de “histórico”. Isso porque ele abrange a primeira porção de terra do país avistada pelos exploradores portugueses. A região abriga uma grande diversidade de animais e plantas.

Com Agência Brasil

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!