Influencer Sarah Fonseca denuncia racismo após ser abordada por segurança em padaria no Rio

Sarah Fonseca
Sarah começou a gravar um vídeo quando percebeu o que estava acontecendo (Reprodução/@sarahafonseca/Instagram)

A influenciadora digital Sarah Fonseca usou as redes sociais para denunciar um episódio de racismo que sofreu em Ipanema, na zona Sul do Rio de Janeiro, nesta segunda (7). Ela acompanhava o namorado e os sogros na padaria Baked quando foi em direção a eles e um funcionário sugeriu que ela estaria perturbando a própria família. O estabelecimento defende que o segurança envolvido não é contratado da padaria.

Em seu perfil no Instagram, Sarah publicou um vídeo em que aparece emotiva, lamentando a discriminação racial que sofrera poucos momentos antes. “Atravessei a rua e fui na direção da mesa deles porque precisava pegar a chave do apartamento com o Valentin porque precisava ir pra casa trabalhar”, começa a jovem.

“Assim que cheguei na mesa, mal consegui falar uma frase ‘I forgot the key with you’, o funcionário da Baked apareceu do meu lado super rápido falando pra eu sair como se eu tivesse ‘perturbando’ eles”, conta.

Sarah está tomando providências legais

Foi então que a ex-“De Férias com o Ex” se sentiu humilhada e notou que a cor de sua pele foi o motivador da desconfiança. “Ele achou que eu estava fazendo o que? Por que eu deveria sair? Depois que eu me exaltei e gritei com ele, ele começou a dizer que eu estava enganada, que não era nada daquilo”, lembrou.

“Normal, né? Nunca é injúria racial. Deve ser coisa da nossa cabeça”, disparou a jovem em outro trecho. Sarah anunciou também que entrou em contato com sua advogada e que tomará medidas legais.

Nos comentários, foi reconfortada. “Inacreditável a vontade de chorar vendo isso, sabendo que acontece todo dia com várias pessoas”, disse a influencer digital Ste Viegas. “Revoltante!!! Eles tem que pagar por isso!”, disparou a ex-BBB Andressa Ganacin. Até mesmo Anitta deixou uma mensagem, dizendo que ama a amiga.

Funcionário não seria contratado da Baked

Ao BHAZ, a administração da Baked Padaria afirmou que o segurança em questão não integra o quadro de funcionários. “Já mandamos uma mensagem para ela [Sarah Fonseca] e aguardamos retorno. A gente não consegue imaginar o que ela deve estar passando agora, esse constrangimento, não compactuamos de forma nenhuma com o racismo e estamos muito tristes por ter acontecido em nossa loja”, disse Bruno Vicente.

O representante disse ainda que faz parte da cultura da padaria esperar um “ambiente inclusivo em que todos estejam bem”. Assim sendo, tentará fazer o máximo para que o funcionário seja desligado. “Enquanto ele estiver nessa rua, mais gente ainda pode sofrer esse tipo de comportamento. Estamos digerindo como podemos ajudar e como proceder”, finalizou.

Padaria declara repúdio ao racismo

Nos stories, a Baked também publicou uma nota de repúdio esclarecendo que é uma situação “extremamente grave”, acrescentando que a equipe está indignada com o ato de racismo. “Acima de tudo gostaríamos de prestar todo nosso apoio a Sarah, e já entramos em contato com a mesma para que possamos auxiliar em quaisquer medidas que sejam necessárias”, diz um trecho.

“Lamentamos muito que um ato como esse possa ter acontecido, principalmente em nossa loja, e reiteramos que tal postura é totalmente contrária aos valores da empresa. A Baked repudia todo e qualquer ato de discriminação”, finaliza.

O BHAZ tentou entrar em contato com a influencer, mas ainda não obteve retorno. Caso ela ou seus representantes se manifestem, esta matéria será atualizada.

Administração da padaria afirma que funcionário não integra a equipe do estabelecimento (Reprodução/@baked.padaria/Instagram)
Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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