É do Brasil: Janaína Torres Rueda é eleita a melhor chef mulher do mundo

janaína torres
Janaína Torres Rueda adicionou mais um prêmio a sua coleção (Marcus Steinmeyer/Divulgação)

A brasileira Janaína Torres Rueda foi eleita a melhor chef mulher do mundo pelo The World’s 50 Best. No ano passado, ela ganhou o título de melhor chef da América Latina. Ela e o ex-marido, o também chef Jefferson Rueda, são proprietários de vários negócios gastronômicos em São Paulo.

O título da vencedora foi divulgado nesta quinta-feira (21). No anúncio do prêmio, a organização destacou que Janaína é “um fenômeno multitarefa”.

“A carreira culinária de Torres é um fio condutor de democratização: ela é apaixonada por abrir a esfera gastronômica ao maior número de pessoas possível, desde comunidades marginalizadas até crianças em idade escolar na cidade”, destaca o site 50 Best.

Quem é Janaína Torres Rueda

Nascida e criada no centro de São Paulo, Janaína Torres saiu da escola aos 14 anos e passou a trabalhar como sommelier e embaixadora de uma marca de bebidas, segundo o site oficial da lista.

Em 2008, ela e o então marido abriram o Bar da Dona Onça, um lugar descontraído e casual. O local fez tanto sucesso que eles resolveram abrir o requisitado restaurante A Casa da Porca.

“Torres Rueda é mais que um chef. Ela também é ativista, sommelier, professora de samba e mãe de dois filhos, apaixonadamente dedicada a tornar a gastronomia premium mais inclusiva e acessível”, diz o site.

Em 2020, a chefe também recebeu o American Express Icon Award – Latin America, como um reflexo pelo seu ativismo na cozinha em prol da comunidade. Ela ajudou a treinar merendeiras e melhorar a nutrição de diversas crianças.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!