Youtuber é preso após mobilização de helicóptero e viaturas da PM para simulação de assalto

jonatan santos youtuber
Os moradores acionaram a polícia (Reprodução/Instagram/@jonatansantosyt)

O youtuber Jonatan Santos, de 28 anos, foi preso pela Polícia Militar de Santa Catarina, suspeito de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. Ele foi detido na noite da última quarta-feira (18) durante a gravação de uma cena com armas do tipo “airsoft”, em Balneário Camboriú.

Ele tem mais de 3,5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, e centenas de milhares de seguidores em outras redes sociais, como o Instagram. A assessoria jurídica de Jonatan Santos veio a público para negar os delitos e afirmou que “tudo será esclarecido”.

Segundo o g1, a PM comunicou ter sido acionada por moradores do bairro Nova Esperança. Eles imaginavam que estava acontecendo um assalto com fuzil, e os homens teriam fugido em uma caminhonete.

Com isso, todas as viaturas e motocicletas da PM foram encaminhadas para o local, juntamente com uma aeronave da corporação. As equipes da PM também fizeram barreiras na BR-101.

Youtuber gravava ‘simulação de assalto’

Após cerca de 30 minutos de buscas da polícia, o carro foi achado em uma casa no bairro Nova Esperança. De acordo com a PM, o influenciador disse aos policiais que estava “apenas gravando um vídeo em via pública, de simulação de um assalto”, e que o conteúdo iria para seu canal no YouTube. As armas “airsoft” foram apreendidas.

Conforme informado pela Polícia Civil, Jonatan Santos também foi enquadrado no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais. O trecho diz respeito a “praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. O youtuber foi à delegacia acompanhado de seu advogado e ficou em silêncio ao ser interrogado.

‘Tudo será esclarecido’

Por meio de nota divulgada no story do Instagram do youtuber, a defesa de Jonatan afirmou que “os fatos noticiados pelas redes sociais e a imprensa não condizem com a realidade dos acontecimentos”.

Ainda segundo o texto, “todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas”. Por fim, a defesa “afirma que em breve, tudo será esclarecido”. O comunicado foi feito pelos representantes Robson Edésio da Silva e Rodrigo Pacheco Gonçalves.

(Reprodução/Instagram/@jonatansantosyt)
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!