A Justiça Eleitoral emitiu um alerta para um novo golpe que circula por e-mail. De acordo com o órgão, cidadãos receberam mensagens de “convocação” para atuar como mesários nas Eleições Municipais 2024. Os e-mails costumam pedir informações e dados do eleitor, que pode ser lesado por criminosos.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os e-mails suspeitos geralmente usam os assuntos “[AVISO ELEIÇÕES] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024 – CONV.654198111/24-2-KOTEGSR-2:50:28 AM” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024 – EL-198237”.
Já no corpo de ambos os e-mails, é exibido o seguinte texto: “Tribunal da Zona Eleitoral Municipal. Convocação para trabalhar nas eleições”. Em seguida, é solicitado o acesso ao site falso “tse-jus-br2024.online”.
O TSE esclarece que as mensagens são falsas, já que a nomeação das mesárias e dos mesários é realizada por edital publicado pela juíza ou pelo juiz de cada zona eleitoral. O prazo para a publicação do documento encerrou no dia 7 de agosto. Já o período para as nomeações das seções instaladas em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes terminou no dia 30 de agosto. Depois da nomeação por edital, mesárias e mesários são convocados para trabalhar na eleição.
“A convocação de mesários pode ser realizada por WhatsApp, e-mail, carta e, em último caso, presencialmente. Em nenhuma hipótese a Justiça Eleitoral solicita a atualização dos dados das pessoas convocadas. Isso porque todas as informações necessárias, prestadas pela própria eleitora ou pelo próprio eleitor, já constam no cadastro eleitoral, que, no momento, está fechado para organização das Eleições Municipais de 2024”, completa o texto.
Cuidado com golpes
Para saber se foi convocada, a pessoa deve entrar em contato com o cartório eleitoral em que está inscrita ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu estado. No Portal da Justiça Eleitoral, estão disponíveis os sites e os telefones dos regionais.
“A Justiça Eleitoral recomenda que as eleitoras e os eleitores não forneçam informações nem preencham dados pessoais em links ou sites suspeitos compartilhados em redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens”.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Ouvidoria do TSE pelo Formulário Eletrônico ou pelos telefones 0800 648 0005 ou (61) 3030-8700 para obter mais orientações de como proceder em casos como esses.