#JustiçaPorRobson: Bolsonaro diz que tentará tirar motorista da Rússia

Robson preso na Rússia e Jair Bolsonaro
Motorista está preso há mais de um ano e meio, na Rússia (Reprodução/TV Globo + Isac Nóbrega/PR)

Uma campanha mobilizada nas redes sociais para pedir a liberação de Robson Oliveira, que está preso na Rússia por transportar medicamentos proibidos a pedido do sogro do jogador Fernando chamou a atenção do presidente da República. Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, nesta terça-feira (6), que entrará em contato com o governo russo para tentar trazer o motorista de volta ao Brasil.

“Nossa embaixada nos informou que Robson poderá ser condenado a 20 anos. A juíza do caso acaba de se aposentar e, dessa forma, o processo voltou à estaca zero. A justiça russa é bastante rígida e independente, mas um perdão do Governo local será buscado por nós. Hoje serei orientado pelo Ministro Ernesto Araújo para um possível contato com Presidente Vladimir Putin. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil”, publicou Bolsonaro nas redes sociais.

De acordo com o presidente, ele foi informado sobre o caso por meio do jogador Felipe Melo, do Palmeiras. Há mais de um ano e meio, o motorista foi preso na Rússia, acusado de tráfico internacional de drogas e preparação para o tráfico por entrar com remédios proibidos no país, após transportar remédios que pertenciam ao sogro do jogador Fernando. 

#JustiçaPorRobson

A campanha que pede a liberação do motorista é representada pela hashtag #JustiçaPorRobson, que recebeu grande aderência nas redes sociais nos últimos dias. Jornalistas, torcedores e até jogadores de futebol, como Richarlison, do Everton, e Rafael Cabral, goleiro do Reading, se mobilizaram para pedir justiça pelo homem que foi preso por transportar um medicamento proibido sem saber.

O motorista e a esposa trabalhavam para a família de Sibele Rivoredo, sogra de Fernando, então jogador do clube russo Spartak de Moscou. Eles foram contratados pela família do jogador e viajaram para a Rússia em março de 2019. Robson transportava, a pedido do sogro de Fernando, um medicamento legalizado no Brasil, mas proibido na Rússia, o Mytedon – Cloridrato de metadona.

À época, o motorista afirmou que não sabia que tinha na mala, e que a família havia informado que a bagagem estava apenas com algumas roupas e mantimentos. Ele foi detido no aeroporto e está preso desde então. O jogador e família nunca confirmaram que o remédio não pertencia ao motorista, mas afirmaram que o sogro de Fernando era usuário do medicamento.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!