Cantora Leny Andrade morre, aos 80 anos, no Rio de Janeiro

leny andrade
A informação foi confirmada nas próprias redes sociais da artista (Reprodução/Instagram)

A cantora Leny Andrade morreu, na manhã desta segunda-feira (24), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nas próprias redes sociais da artista.

Leny deu entrada no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá em 12 de junho com um quadro de insuficiência respiratória em função de uma pneumonia. Ela recebeu alta no dia 27 e estava em casa.

“A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor. As informações do velório serão divulgadas em breve. A voz de Leny Andrade é eterna!”, escreveu o perfil dela no Instagram.

Fãs e seguidores de Leny lamentaram a perda. “Que a querida @lenyandradeoficial encontre luz e paz em sua nova morada. Descanse em paz”, escreveu a cantora e compositora Alaide Costa, compartilhando uma foto das duas.

Carreira

A cantora de jazz Leny Andrade nasceu no Rio de Janeiro, em janeiro de 1943. Ela iniciou a carreira artística cantando em boates e, em 1962, foi crooner da orquestra de Dick Farney.

Ela morou por cinco anos no México e passou boa parte da carreira nos Estados Unidos e Europa. Participou de programas de calouros em rádios e, aos 15 anos, estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves.

Conhecida por sua capacidade de improvisar no palco, Leny Andrade alcançou sucesso ao lado de Pery Ribeiro e o Bossa Três no show Gemini V, na boate Porão 73. Já cantou com outros artistas renomados, como Dick Farney, Luiz Eça e Wagner Tiso.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!