Loja de brinquedos tira macaco de vitrine após professor apontar racismo: ‘Cruel demais’

macaco vitrine
Em uma vitrine, a Gamelândia Brinquedos colocou duas bonecas brancas lado a lado e uma boneca negra ao lado de um macaco de brinquedo (Reprodução/@profmoisesmachado/Instagram)

Um professor carioca usou as redes sociais nesse domingo (25) para denunciar a ação de uma loja de brinquedos localizada no Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro. Em uma vitrine, a Gamelândia Brinquedos colocou duas bonecas brancas lado a lado e uma boneca negra ao lado de um macaco de brinquedo. Em nota, a loja afirma que repudia qualquer forma de preconceito.

“Parear uma criança preta com um macaco é cruel demais! Por meio desse símbolo, a criança negra internaliza sua posição como subalterna e crianças brancas são incentivadas a reproduzir o negro como um animal, um inferior”, escreveu o professor Moisés Machado .

Moisés procurou a administração do shopping para formalizar a denúncia. O estabelecimento disse que entrou em contato com o lojista e o brinquedo foi retirado do local.

“Não temos gerência sobre as vitrines das lojas, mas reforçamos nosso compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade”, disse o Botafogo Praia Shopping.

Loja se manifesta

Em nota publicada nessa segunda-feira (26), a Gamelândia Brinquedos disse que “repudia atos racistas, homofóbicos ou de qualquer natureza preconceituosa e discriminatória” (leia na íntegra abaixo).

Sobre a vitrine no Botafogo Praia Shopping, a loja justifica que “em momento algum houve a intenção de promover qualquer tipo de ato racista” e que o macaco faz parte da série de produtos feitos artesanalmente pela marca.

“Somos conhecidos por oferecer produtos artesanais de alta qualidade, como bebês rebonizados e animais rebonizados, incluindo cachorros, pandas, coelhos, porcos, macacos e avatares. Nosso objetivo sempre foi proporcionar aos nossos clientes peças únicas e encantadoras, sem distinção de raça ou origem”, diz a nota.

Nota da Gamelândia Brinquedos na íntegra

Em respeito a todos os nossos clientes e colaboradores, a Gamelândia Brinquedos vem a público informar que repudia atos racistas, homofóbicos ou de qualquer natureza preconceituosa e discriminatória.

O racismo é prática intolerável em qualquer civilização e não condiz com nossos valores e princípios que sempre estiveram fundamentados na inclusão, respeito e diversidade.

Ressaltamos que em 25 anos de empresa, sempre colocamos o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes em primeiro lugar.

Referente à recente repercussão envolvendo a vitrine da nossa loja no Botafogo Praia Shopping, queremos esclarecer que em momento algum houve a intenção de promover qualquer tipo de ato racista. Somos conhecidos por oferecer produtos artesanais de alta qualidade, como bebês rebonizados e animais rebonizados, incluindo cachorros, pandas, coelhos, porcos, macacos e avatares. Nosso objetivo sempre foi proporcionar aos nossos clientes peças únicas e encantadoras, sem distinção de raça ou origem.

Por fim, temos compromisso com a promoção da igualdade e repudiamos qualquer interpretação que vá contra nossos valores. Estamos à disposição das autoridades e da imprensa para todo e qualquer esclarecimento.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!