Manifestantes antivacina provocam briga generalizada na Câmara de Porto Alegre

Manifestação na Camara
Manifestantes são contrários ao passaporte sanitário na cidade (Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Uma sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre que discutia a exigência do passaporte vacinal na cidade foi interrompida após uma briga generalizada tomar conta do local nesta quarta-feira (20). Manifestantes opostos à iniciativa agrediram vereadores e um deles ergueu um cartaz com a imagem de uma suástica.

Usando verde e amarelo, os manifestantes repudiavam o chamado passaporte sanitário – a eventual obrigatoriedade de comprovar a vacinação contra Covid-19 para frequentar determinados locais – alegando que a iniciativa vai contra a liberdade do cidadão.

A confusão começou enquanto um dos vereadores defendia a vacina em plenário. Imagens da TV Câmara mostram parlamentares indo em direção aos manifestantes e a briga começa. Fotos divulgadas pela Câmara Municipal também mostram pessoas sendo contidas e, de acordo com a colunista da GaúchaZH Kelly Matos, um dos vereadores chegou a ser mordido por um manifestante.

Suástica

Em meio ao protesto na Câmara, vereadores flagraram uma mulher segurando um cartaz com uma suástica, elemento apropriado pelo Partido Nazista no século XX. A lei brasileira afirma que é crime veicular símbolos do nazismo para fins de divulgação.

Parlamentares conseguiram pegar o cartaz e o exibiram em plenário, revoltados. De acordo com o g1, o presidente da sessão, Idenir Cecchim (MDB), disse que fará um boletim de ocorrência contra os manifestantes que exibiram o símbolo.

Nas redes sociais, internautas especulam que o cartaz remeta a uma associação da “exclusão” de pessoas não vacinadas contra a Covid-19 às leis que privavam os judeus dos seus direitos civis na Alemanha nazista.

Suástica
Vereadores repudiaram o uso da imagem na Câmara (Elson Sempé Pedroso/CMPA)

“Porto Alegre, 20 de outubro de 2021. A situação é grave! A pessoa segurando o cartaz com a suástica precisa ser identificada e presa. Absurdo! Antivacs fazendo apologia ao nazismo na Câmara Municipal de Porto Alegre”, protestou o vereador Leonel Radde (PT) nas redes sociais.

“Absurdo o que presenciamos nesta tarde na Câmara: vereadores foram agredidos por alguns membros do grupo antivacina. Alguns, inclusive, estavam com cartazes com o símbolo da suástica. VERGONHA de quem faz essa afronta a vida!”, publicou Claudio Janta (SD).

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!