Uma sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre que discutia a exigência do passaporte vacinal na cidade foi interrompida após uma briga generalizada tomar conta do local nesta quarta-feira (20). Manifestantes opostos à iniciativa agrediram vereadores e um deles ergueu um cartaz com a imagem de uma suástica.
Usando verde e amarelo, os manifestantes repudiavam o chamado passaporte sanitário – a eventual obrigatoriedade de comprovar a vacinação contra Covid-19 para frequentar determinados locais – alegando que a iniciativa vai contra a liberdade do cidadão.
A confusão começou enquanto um dos vereadores defendia a vacina em plenário. Imagens da TV Câmara mostram parlamentares indo em direção aos manifestantes e a briga começa. Fotos divulgadas pela Câmara Municipal também mostram pessoas sendo contidas e, de acordo com a colunista da GaúchaZH Kelly Matos, um dos vereadores chegou a ser mordido por um manifestante.
🇧🇷 Grupo antivacina e contra o passaporte vacinal entra na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e causa briga generalizada.
— Eixo Político (@eixopolitico) October 20, 2021
Uma das pessoas portava uma suástica. E, de acordo com @kellymatos, um vereador foi mordido. pic.twitter.com/29K1h2UMyk
Aqui, o dedo mordido. pic.twitter.com/ZlLniYUxf4
— Kelly Matos (@kellymatos) October 20, 2021
Suástica
Em meio ao protesto na Câmara, vereadores flagraram uma mulher segurando um cartaz com uma suástica, elemento apropriado pelo Partido Nazista no século XX. A lei brasileira afirma que é crime veicular símbolos do nazismo para fins de divulgação.
Parlamentares conseguiram pegar o cartaz e o exibiram em plenário, revoltados. De acordo com o g1, o presidente da sessão, Idenir Cecchim (MDB), disse que fará um boletim de ocorrência contra os manifestantes que exibiram o símbolo.
Nas redes sociais, internautas especulam que o cartaz remeta a uma associação da “exclusão” de pessoas não vacinadas contra a Covid-19 às leis que privavam os judeus dos seus direitos civis na Alemanha nazista.
“Porto Alegre, 20 de outubro de 2021. A situação é grave! A pessoa segurando o cartaz com a suástica precisa ser identificada e presa. Absurdo! Antivacs fazendo apologia ao nazismo na Câmara Municipal de Porto Alegre”, protestou o vereador Leonel Radde (PT) nas redes sociais.
“Absurdo o que presenciamos nesta tarde na Câmara: vereadores foram agredidos por alguns membros do grupo antivacina. Alguns, inclusive, estavam com cartazes com o símbolo da suástica. VERGONHA de quem faz essa afronta a vida!”, publicou Claudio Janta (SD).