Masp libera entrada de crianças e adolescentes em exposição sobre sexualidade

Divulgação/Masp + Obra de Eisen, de 1830 (Ronin Gallery/Divulgação)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) anunciou nesta terça-feira (7) que, a partir desta quarta-feira (8), vai permitir a entrada de menores de 18 anos na exposição “Histórias da sexualidade”. Entretanto, os jovens e crianças deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Em nota, o Masp explicou que a decisão é “baseado na orientação estabelecida pela Nota Técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal”. Confira a nota na íntegra:

Segundo a nota do MPF, “a mera nudez de um adulto, ainda que perante audiência composta por menores de dezoito anos, não constitui crime”. A nota ainda acrescenta que “desenhos e outras representações gráficas não realistas, por mais ofensivas que sejam não constituem ilícito penal em nosso ordenamento jurídico”. Confira a nota completa aqui.

A exposição está em cartaz no museu desde o dia 20 de outubro. A mostra reúne mais de 300 trabalhos de artistas como Pablo Picasso, Edgar Degas e outros. A mostra chegou ao museu no momento em que o país debate a liberdade de expressão e a censura relacionadas à arte.

Histórias da sexualidade

A “Histórias da Sexualidade” é dividida em nove núcleos temáticos: Corpos nus, Totemismos, Religiosidades, Performatividades de gênero, Jogos sexuais, Mercados sexuais, Linguagens e Voyeurismos, na galeria do primeiro andar, e Políticas do corpo e Ativismos, na galeria do primeiro subsolo. A mostra inclui também a sala de vídeo no terceiro subsolo, como parte do núcleo Voyeurismos. Ao lado dela, uma seleção de trabalhos de diferentes formatos, períodos e territórios compõem histórias verdadeiramente múltiplas.

Essas histórias desafiam hierarquias e fronteiras entre tipologias e categorias de objetos da história da arte mais convencional da arte pré-colombiana à arte moderna, da chamada arte popular à arte contemporânea, da arte sacra à arte conceitual, incluindo arte africana, asiática, europeia e das Américas, em pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, fotocópias, vídeos, documentos, publicações, entre outros.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!