McDonald’s pede desculpas e retira McPicanha do cardápio após notificação do Ministério da Justiça

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Rede de fast food tirou linha de sanduíches do cardápio após polêmica sobre propaganda enganosa (Reprodução/Google Street View)

A rede de fast food McDonald’s decidiu retirar do cardápio a linha “Novos McPicanha” nas lanchonetes brasileiras, a partir de hoje (29). A medida ocorre após polêmica que rendeu uma notificação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Procon-SP, que pediram explicações sobre a composição dos lanches e suposta prática de propaganda enganosa. O McDonald’s pede desculpas “se o nome escolhido gerou dúvidas”.

Em comunicado, o Ministério da Justiça pontuou que a nova linha de hambúrgueres recebeu várias denúncias nas redes sociais, justamente por não atender às expectativas do consumidor. Apesar do “McPicanha” ser sugestivo, foi revelado que o hambúrguer do lanche não possui o corte nobre da carne. Nessa quinta-feira (28), o órgão estipulou o prazo de dez dias para que a empresa esclareça as intenções das campanhas publicitárias.

Produto ‘saborizado’

“O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor”, disse o ministro Anderson Torres. Foi determinado que o McDonald’s esclareça se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no percentual do corte após a divulgação dos lanches.

“Na ausência [da picanha], sendo o produto apenas ‘saborizado’, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha”, comunica o órgão. Caso os questionamentos não fossem respondidos no prazo, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) poderia abrir processo contra a empresa alimentícia.

Procon-SP notifica McDonald’s

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo também notificou a empresa, solicitando explicações sobre a tabela nutricional e a composição dos ingredientes usados nos lanches, até o dia 2 de maio. Mais que isso, pediu que apresentasse “documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”.

O órgão de defesa ao consumidor ordenou uma cópia dos materiais publicitários e mídias de divulgação da linha de lanches de 2022, além da campanha anterior com os dizeres “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, que foram veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros dela.

“O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas”, finaliza o texto informativo.

O novo lançamento do McDonald’s ocorreu no início do mês de abril e contou com publicidades em larga escala, incluindo no reality show Big Brother Brasil 22, da TV Globo. A controvérsia girou em torno de, em sua composição, o McPicanha não conter o corte nobre da carne, mas sim um molho com o “aroma natural de picanha”.

O que diz o McDonald’s?

Em nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), o McDonald’s anunciou a retirada dos sanduíches do cardápio. A rede de lanches reforça que a plataforma recém-lançada “teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha” e pede desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas.

Nota do McDonald’s na íntegra

“A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.”

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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