Médico brasileiro conduz o 1º transplante de rim de porco para humano, nos EUA

ricardo riella transplante
Transplante é o primeiro a ser realizado em humano vivo (MGH/Divulgação)

O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim de porco, geneticamente modificado, para um humano vivo. A cirurgia durou quatro horas e ocorreu no Massachusetts General Hospital (MGH), nos Estados Unidos, no último 16 de março.

O paciente, de 62 anos, sofria de doença renal terminal e já havia recebido um transplante de rim humano, que começou a falhar em 2023. De acordo com o site oficial do hospital, Richard “Rick” Slayman está se recuperando bem. A previsão é de que ele receba alta em breve.

Durante coletiva de imprensa, Riella, diretor médico de transplante renal do hospital, se emocionou. “A mais profunda gratidão vai para a nossa equipe MGH por seu apoio, orientação e experiência. Não consigo pensar em uma equipe mais dedicada no mundo e estou honrada por fazer parte dela”, disse.

Primeiro transplante realizado em humano vivo

O rim de porco foi geneticamente editado com 69 edições genômicas. As modificações foram feitas através da tecnologia CRISPR-Cas9, para remover genes suínos prejudiciais e adicionar certos genes humanos para melhorar a compatibilidade com humanos.

Além disso, os cientistas inativaram retrovírus endógenos suínos no doador de porcos para eliminar qualquer risco de infecção em humanos. Para Riella, essa abordagem de transplante representa uma solução promissora para a crise de escassez de órgãos.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!