Menina de 10 anos tem alta do hospital após interromper gravidez

cisam-hospital-recite
A criança passou pelo procedimento no CISAM, em Recife (Reprodução/Google Street View)

A menina de 10 anos que engravidou após sofrer uma série de estupros praticados pelo próprio tio teve alta do hospital onde interrompeu a gravidez. A criança saiu do Espírito Santo, onde mora, para realizar a interrupção em Pernambuco, no CISAM (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), centro de referência no atendimento ao aborto legal. Apesar da determinação da Justiça para interromper a gravidez, no sábado (15), a equipe médica do Espírito Santo se recusou a fazer o procedimento.

A saída da criança do CISAM foi confirmada hoje, de acordo com o G1. No entanto, o horário da alta e o destino dela não foram divulgados. Ontem, a direção do centro de saúde já havia informado que a menina estava bem e tinha condição de receber alta médica, mas que isso só ocorreria após a adoção de medidas para preservar a integridade da vítima. Em meio a protestos de fundamentalistas religiosos (leia mais aqui), a criança passou por um procedimento cirúrgico e conseguiu interromper a gestação na segunda-feira.

O governo do Espírito Santo informou que vai oferecer proteção e mudança de identidade para a menina e para família quando eles voltarem para o estado. O tio da criança, de 33 anos, foi preso na manhã de ontem em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Civil, o homem confessou o crime de maneira informal durante a prisão (relembre aqui) e foi levado ao Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória (ES). 

Vídeos do estuprador

O homem de 33 anos gravou vídeos afirmando que se entregaria à polícia antes de ser preso. Em uma das filmagens ele afirma que outros dois homens também devem ser investigados pelo crime (relembre aqui). Apesar de o nome do suspeito ter sido exposto nas redes sociais, o BHAZ não vai divulgar a identidade do tio da criança. A decisão tem o intuito de preservar a vítima, já que a publicação do nome do homem poderia, de alguma forma, revelar quem é a garotinha. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina a inviolabilidade física, psíquica e moral de crianças e adolescentes.

“Aqui é [nome do suspeito] que se encontra em Belo Horizonte, em Betim, entrei em contato com a polícia para que eles possam estar me recapturando e levando de volta para a unidade prisional para apurar os fatos do abuso que estão me acusando. Só que uma coisa eu peço, da mesma forma que fazer exame meu, quero que faça exame no avô dela e no filho do avô dela que morava na casa”, diz ele.

Em outro vídeo, o homem volta a afirmar que espera passar por exames e que não é tio da menina estuprada. Na filmagem, ele não nega que cometeu os abusos. “Estou me entregando para que possa ser feita a justiça da forma correta, para fazerem exame, tem eu o avô e o tio dela, tem que fazer exame em nós três para saber de quem é essa criança. Espero que seja feito da forma correta”, afirma.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!