Sete pessoas morreram e ao menos 32 ficaram feridas após serem atingidas por um micro-ônibus, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, na tarde deste domingo (31). A vítimas participavam de uma procissão de Páscoa quando o acidente ocorreu.
Na noite de domingo, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano) informou que quatro vítimas tinham morrido. Já na manhã desta segunda-feira (1º), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou outras três mortes e divulgou o total de feridos atendidos na rede de saúde pública estadual.
Em nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes declarou luto oficial de três dias e confirmou que os fiéis foram atingidos por um micro-ônibus que fazia a linha Marcos Freire/Barra de Jangada. O acidente ocorreu por volta das 17h.
Entre os mortos, há quatro homens com idades entre 51 e 75 anos; uma mulher de 21 anos e duas pessoas cuja idade e sexo não foram divulgados. Os nomes completos das vítimas também não foram revelados.
Até o fim da manhã, dos 32 feridos 15 seguiam internados e em observação – incluindo quatro em estado grave – e 11 já receberam alta médica. Além desses, seis pacientes inicialmente atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura tiveram que ser transferidos para os hospitais da Restauração e Dom Hélder.
Investigações
O executivo da cidade apurou que o motorista perdeu o controle do veículo quando descia uma ladeira na Avenida Barreto de Menezes, no bairro Marcos Freire, atingindo moradores que participavam da caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil compareceram ao local.
“A secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade levantou que o veículo envolvido está em situação regular, tendo laudo de de inspeção técnica veicular do INMETRO. A documentação do micro-ônibus e do permissionário também estão regulares”, acrescenta a prefeitura.
O veículo foi levada para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística. O motorista do veículo se apresentou à polícia e prestou depoimento.
‘Tragédia anunciada’
Nas redes sociais, moradores da comunidade de Marcos Freire organizam uma manifestação em memória das vítimas fatais para esta segunda-feira. Para os residentes, a morte dos fiéis é considerada uma “tragédia anunciada”, já que, segundo eles, ônibus públicos circulam na região em condições precárias.
A área onde ocorreu o acidente foi sinalizada e o asfalto foi tomado por inscrições que formam a frase “MF [Marcos Freire] de Luto”.
“Tragédia anunciada, esses micro ônibus andam superlotados, param fora da parada, disputam entre si para pegar passageiros. Infelizmente só após um grave acontecimento terá o mínimo de fiscalização”, comentou uma moradora em publicação da prefeitura nas redes sociais.
“O transporte municipal não é confiável. Os micro-ônibus e as vans são sucateadas, muitas rodando com cadeiras quebradas”, denunciou outro.
A governadora de Pernambuco se manifestou sobre a tragédia nas redes sociais e informou que a polícia atua para elucidar o caso. “O SAMU e os Bombeiros prestaram socorro imediato e a polícia já está atuando para investigar e punir os responsáveis”, disse.