Ministério da Justiça proíbe venda de alimentos em forma de genitais para menores de 18 anos

venda de produtos genitais
Lojas que comercializam produtos com formatos sexuais são alvo de medida do Ministério da Justiça (Reprodução/@laputariaoficial/Instagram)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial da União, ontem (1º), uma medida que proíbe a venda de alimentos em formato de genitais para menores de 18 anos. A medida diz respeito às lojas Ki Putaria, em Salvador (BA); Assanhadxs Erotic Food, de São Paulo; La Pirokita, em Maringá (PR) e La Putaria, filial do Rio de Janeiro. As lojas notificadas terão até cinco dias para apresentar uma justificativa.

O despacho argumenta que a decisão tem como objetivo proteger os consumidores considerados “hipervulneráveis”. “Em prol da tutela dos princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor, ligados à tutela do direito à vida, à saúde e à segurança, além da transparência inerente às relações de consumo e o respeito às normas que pressupõem o cumprimento da boa-fé objetiva”, justifica o Ministério da Justiça.

Além de proibir a venda para menores de 18 anos, o documento cita diretamente que as fachadas das lojas “La Pirokita”, “La Putaria” e “Ki Putaria”, devem ser interditadas por apresentar material pornográfico. Produtos com conteúdos explícitos que estejam em locais e vitrines de fácil visualização pelos consumidores no exterior dos estabelecimentos também devem ser tampados. Por último, os estabelecimentos devem ter um cartaz que explicite a proibição da venda para menores de 18 anos.

Caso o estabelecimento descumpra alguma das normas terá que pagar uma multa diária de R$ 500. Se nenhuma das lojas apresentar recurso na justiça, o despacho será automaticamente mantido em um prazo de 15 dias. A loja La Putaria localizada em BH não foi diretamente citada.

La Putaria BH

Em fevereiro deste ano, o vereador Álvaro Damião (DEM), de Belo Horizonte, formalizou uma denúncia e protocolou um projeto de lei (PL) com o objetivo de restringir o acesso de menores de idade à confeitaria “La Putaria”, na Savassi. O estabelecimento vende crepes com formatos de genitais.

O parlamentar enviou denúncia à Promotoria de Justiça de Defesa das Crianças e dos Adolescentes de Minas Gerais, para que sejam estabelecidas restrições à entrada e à permanência de menores de idade no local. Atualmente a medida está tramitando na câmara e aguardando apreciação pela mesa.

Além da denúncia, o PL protocolado por Álvaro Damião na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) estabelece regras a estabelecimentos que comercializam produtos com conotação sexual ou erótica obrigando a afixação de um cartaz explicitando a proibição da venda para menores.

No despacho, o Ministério da Justiça e Segurança Pública cita o vereador Álvaro Damião e afirma que expedirá ofícios ao gabinete do parlamentar para que haja conhecimento da presente decisão administrativa, tendo em vista a apresentação de Projetos de Lei para BH que possui a mesma temática.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!