Morre atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

Aracy Balabanian
Artista estava internada no Rio de Janeiro (TV Globo/Divulgação)

A atriz Aracy Balabanian morreu, na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela batalhava contra um câncer no pulmão, diagnosticado no fim do ano passado, e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro.

O último trabalho da atriz foi interpretando a personagem Dona Rosa no especial de Natal “A Magia Acontece“, da TV Globo, em 2019. No ano anterior, ela também atuou em “Malhação: Vidas Brasileiras”.

Recentemente, Aracy apareceu em uma foto publicada por Claudia Raia no Instagram. No registro, a atriz segura o filho caçula de Claudia, o pequeno Luca.

Aracy e bebê
Atrizes estiveram juntas em julho (Reprodução/@claudiaraia/Instagram)

Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, filha de imigrantes da Armênia. Ainda pequena, ela se apaixonou pelo teatro e se mudou para São Paulo aos 15 anos, com a família. Foi quando começou a correr atrás da carreira de atriz.

Ela estreou na televisão interpretando a psicóloga Giovana na novela “O Primeiro Amor”, da Globo, em 1972. Em 1977, ela viveu Milena em “Locomotivas”, obra que foi disponibilizada no Globoplay em julho deste ano.

Outros trabalhos marcantes de Aracy foram “Ti ti ti”, “Sai de Baixo”, “Da Cor do Pecado”, “Toma Lá, Dá Cá”, “Passione” e “Cheias de Charme”.

Luto

Nas redes sociais, fãs da atriz lamentam a morte. O ator Miguel Falabella também usou as redes sociais para prestar uma homenagem à amiga e colega de profissão, com quem contracenou durante anos em “Sai de Baixo”.

“E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas”, escreveu.

“Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”, finalizou.

Nos comentários, famosos como Carolina Dieckmann, Edson Celulari e Juliana Paiva lamentaram a morte de Aracy Balabanian e prestaram condolências.

O ator Reynaldo Gianecchini também fez uma publicação no Instagram em homenagem à atriz. “Bravo Balabambam!!! Toda luz!!”, escreveu.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!