Morre jornalista Voltaire Porto, ex-apresentador do Cidade Alerta no RS

Voltaire Porto
Voltaire deixa a esposa e três filhos (Reprodução/@voltaireporto/Instagram)

O jornalista Voltaire Porto, que já foi apresentador do Cidade Alerta e do Balanço Geral no Rio Grande do Sul, foi encontrado morto na própria casa, em Porto Alegre, nessa terça-feira (13). Atualmente, ele trabalhava na Rádio Guaíba.

A morte foi comunicada pela rádio, que lamentou a perda por meio de nota. “Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor”, diz o comunicado.

Voltaire Porto deixa a esposa, Kamila Machado, e três filhos. Por meio das redes sociais, Kamila divulgou informações sobre o velório do jornalista. “Comunico o velório do meu eterno amor e marido, pai dos meus filhos que tanto ama. Estou em pedaços”, escreveu.

De acordo com o Notícias da TV, o boletim de ocorrência aponta que Voltaire Porto foi encontrado pelo sogro, que informou que o jornalista já havia tentado tirar a própria vida.

Colegas e amigos lamentam

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do RS, amigos e colegas de profissão também lamentaram a morte do profissional.

“O melhor amigo o melhor apresentador repórter e jornalista que já conheci na minha vida, um homem de princípios honesto generoso divertido companheiro um ótimo pai e esposo um filho dedicado e parceiro”, publicou uma amiga no Facebook.

“Ele sempre foi muito brincalhão e generoso! Amava crianças! Vai ficar na minha memória ele me passando o “bastão” e me chamando de primeira dama do jornalismo da Record RS”, escreveu a apresentadora Simone Santos. O deputado federal eleito Luiz Carlos Busato também lamentou a morte de Voltaire Porto.

Luiz Carlos Busato lamenta
Profissionais e amigos lamentaram a morte nas redes sociais (Reprodução/Facebook)

Voltaire Porto era âncora da versão local do Cidade Alerta, da Record TV, até março deste ano. Ele foi dispensado após 15 anos de emissora, por causa de uma reformulação na empresa.

Prevenção

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país em julho de 2017. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado naquele ano, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados.

O serviço funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, oferecendo um espaço seguro, gratuito e totalmente sigiloso para pessoas que precisem ou desejem conversar. Além do telefone, o atendimento também é feito por meio de chat, no site do CVV (acesse aqui).

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há oito anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens no dia 27 de janeiro de 2013. O centro existe há 59 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente e por email.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!