Motorista abandona ônibus e desabafa sobre condições de trabalho: ‘Eu tô cansado’

Motorista abandona ônibus
Profissional pediu desculpas aos passageiros (Reprodução/Redes sociais)

Um motorista de ônibus abandonou o veículo depois de fazer um desabafo sobre as condições de trabalho impostas pela empresa Real Expresso. Um vídeo feito por um dos passageiros na última quinta-feira (10), em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, mostra o condutor explicando a situação e pedindo desculpas.

“Eu sou motorista, sou ser humano. Infelizmente, a nossa classe de motorista é defasada, está faltando muito motorista por conta disso”, começa o condutor, falando com os passageiros no corredor do ônibus, que saiu de Brasília em direção a São Paulo.

“Eu peço desculpa, eu sei que vocês não têm anda a ver com o que está acontecendo, mas não é de hoje que está acontecendo isso, tem vários dias. O horário não é favorável. Peço desculpas, mas não dá. Eu tô cansado. Eu quero dar um basta nisso”, completa.

O motorista ainda diz que está com vergonha de vestir o uniforme e representar a empresa. “Eu quero que vocês postem esse vídeo e que viralize, porque o que eles estão fazendo não é certo”, diz.

Ele combinou que deixaria os passageiros em um restaurante em Cristalina, e que a Real Expresso enviaria outro condutor para seguir a viagem.

O que diz a empresa?

O BHAZ procurou a Real Expresso, mas não obteve retorno. À TV Anhanguera, a empresa informou que o motorista dirigiu cerca de 130 km antes de abandonar o ônibus e que ele foi desligado por justa causa pela atitude, considerada um “ato de indisciplina e insubordinação”.

“A conduta foi reprovada de sorte que o colaborador foi desligado por justa causa e será responsabilizado judicialmente pelos danos causados à Real Expresso e eventualmente a seus passageiros”, diz nota. A empresa também esclareceu que todos os passageiros foram conduzidos ao destino.

“O fato deu-se porque o ex colaborador em ato de indisciplina e insubordinação recusou-se a obedecer ao esquema operacional da linha que prevê a parada em um outro local, ponto de apoio devidamente homologado pela ANTT, que conta com alimentação adequada e sala de ativação adaptada ao Programa de Medicina do Sono que visa a prevenção da sonolência, um procedimento preventivo de acidentes, além de toda a infraestrutura exigida pelo ente regulador do transporte”, completa o comunicado.

A Real Expresso também informou que todo colaborador, ao entrar na empresa, passa por um programa de seleção em que fica sabendo dos procedimentos legais, técnicos e operacionais que terá que seguir.

“Reafirmamos que a atitude isolada do ex colaborador não encontra eco na ampla maioria dos profissionais que trabalham na Real Expresso, que são dedicados, comprometidos com a qualidade e respeitosos com os viajantes, jamais agindo como com tamanha irresponsabilidade”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!