Um motorista de ônibus abandonou o veículo depois de fazer um desabafo sobre as condições de trabalho impostas pela empresa Real Expresso. Um vídeo feito por um dos passageiros na última quinta-feira (10), em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, mostra o condutor explicando a situação e pedindo desculpas.
“Eu sou motorista, sou ser humano. Infelizmente, a nossa classe de motorista é defasada, está faltando muito motorista por conta disso”, começa o condutor, falando com os passageiros no corredor do ônibus, que saiu de Brasília em direção a São Paulo.
“Eu peço desculpa, eu sei que vocês não têm anda a ver com o que está acontecendo, mas não é de hoje que está acontecendo isso, tem vários dias. O horário não é favorável. Peço desculpas, mas não dá. Eu tô cansado. Eu quero dar um basta nisso”, completa.
Um motorista de ônibus abandonou o veículo depois de fazer um desabafo sobre as condições de trabalho impostas pela empresa.
— BHAZ (@portal_bhaz) August 15, 2023
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O motorista ainda diz que está com vergonha de vestir o uniforme e representar a empresa. “Eu quero que vocês postem esse vídeo e que viralize, porque o que eles estão fazendo não é certo”, diz.
Ele combinou que deixaria os passageiros em um restaurante em Cristalina, e que a Real Expresso enviaria outro condutor para seguir a viagem.
O que diz a empresa?
O BHAZ procurou a Real Expresso, mas não obteve retorno. À TV Anhanguera, a empresa informou que o motorista dirigiu cerca de 130 km antes de abandonar o ônibus e que ele foi desligado por justa causa pela atitude, considerada um “ato de indisciplina e insubordinação”.
“A conduta foi reprovada de sorte que o colaborador foi desligado por justa causa e será responsabilizado judicialmente pelos danos causados à Real Expresso e eventualmente a seus passageiros”, diz nota. A empresa também esclareceu que todos os passageiros foram conduzidos ao destino.
“O fato deu-se porque o ex colaborador em ato de indisciplina e insubordinação recusou-se a obedecer ao esquema operacional da linha que prevê a parada em um outro local, ponto de apoio devidamente homologado pela ANTT, que conta com alimentação adequada e sala de ativação adaptada ao Programa de Medicina do Sono que visa a prevenção da sonolência, um procedimento preventivo de acidentes, além de toda a infraestrutura exigida pelo ente regulador do transporte”, completa o comunicado.
A Real Expresso também informou que todo colaborador, ao entrar na empresa, passa por um programa de seleção em que fica sabendo dos procedimentos legais, técnicos e operacionais que terá que seguir.
“Reafirmamos que a atitude isolada do ex colaborador não encontra eco na ampla maioria dos profissionais que trabalham na Real Expresso, que são dedicados, comprometidos com a qualidade e respeitosos com os viajantes, jamais agindo como com tamanha irresponsabilidade”, finaliza.