Motorista de app é ‘pego’ no bafômetro e passageira assume direção para ir a festa

Motorista de app é pego no bafômetro
Carro foi parado em blitz depois de errar caminho (Reprodução/@ni_leslie/TikTok)

Uma estudante de 20 anos de Santos, no litoral paulista, viralizou nas redes sociais ao compartilhar uma “aventura” vivida durante uma viagem de Uber. Para chegar a uma festa, Nicole Leslie precisou assumir a direção do veículo depois que o motorista de app foi reprovado no teste do bafômetro em uma blitz.

A jovem publicou um vídeo no TikTok mostrando o desdobramento da história, que se deu no último sábado (10). Ela havia saído com duas amigas de uma evento estudantil Americana, no interior de São Paulo, para uma festa universitária organizada pelo mesmo evento, em Nova Odessa, cidade vizinha.

No registro, que já conta com quase 200 mil visualizações, ela contou que a confusão começou quando o motorista de Uber errou o caminho na estrada e precisou passar duas vezes pelo pedágio. Na segunda vez, foi parado pela polícia em uma blitz e o bafômetro apontou que ele havia ingerido bebida alcoólica.

“Ele tinha a opção de refazer (e ser preso) ou de levar multa e deixar a gente (passageiras) dirigir até o destino. Fomos na segunda opção”, escreveu Nicole no vídeo. Na sequência, ela aparece dirigindo o carro do motorista em direção à festa.

Motorista alcoolizado

A estudante de jornalismo contou em outro vídeo que, inicialmente, não suspeitou que o condutor estivesse alcoolizado: ele estava quieto, mas não deu outros sinais de embriaguez. Ela só começou a estranhar o comportamento do motorista quando ele errou o caminho e não quis fazer o retorno orientado pelo GPS para não precisar pagar um pedágio.

“Ele não quis, de início, seguir o caminho. Ele pegou uma outra saída e começou a perguntar para onde a gente estava indo, porque ele conhecia muito bem e conhecia um caminho ‘por dentro’ que não precisava pegar pedágio”, conta.

Nicole Leslie e as amigas começaram a se preocupar nesse momento, já que era noite e a estrada em que estavam não tinha iluminação e não era movimentado.

Ela pediu que o motorista seguisse o GPS, mas ele reforçou que “conhecia um caminho” e só voltou a acompanhar a rota designada pelo aplicativo quando ela insistiu. Foi então que ele passou pela primeira vez pelo pedágio para fazer um retorno, pagando cerca de R$ 10. Ao voltar na outra direção, ele foi cobrado mais uma vez e ainda foi parado na blitz.

Ainda segundo o relato da estudante ao portal, ao ser submetido ao teste do bafômetro, o motorista de app perguntou se seria realmente necessário, já que estava trabalhando. Ao soprar, o aparelho atestou que ele estava embriagado, e a policial pediu que ele encostasse o carro.

Depois de explicar sobre a possibilidade da detenção ou da multa, a militar perguntou se alguma passageira era habilitada, e Nicole confirmou. Ela também passou pelo teste do bafômetro, e como estava sóbria, dirigiu até o destino.

O que diz a Uber?

Por meio de nota, a Uber lamentou o ocorrido informa que este tipo de comportamento configura uma violação ao Código de Conduta da Comunidade do aplicativo. “A conta do motorista foi desativada da plataforma enquanto aguardamos pelas investigações”, esclarece.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!