MPF abre canal para receber denúncias envolvendo Kat Torres, presa em BH

Kat Torres
Influenciadora está presa preventivamente em Belo Horizonte (Reprodução/Redes sociais)

O MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) está com um canal aberto para receber denúncias envolvendo a influenciadora Kat Torres, conhecida como “Kate A Luz”, que está presa preventivamente em Belo Horizonte.

Por meio de nota, o órgão informou nesta terça-feira (22) que está colhendo depoimentos de potenciais vítimas de Katiuscia Torres Soares – investigada por crime de tráfico humano – de forma sigilosa, por meio de videoconferência.

“Qualquer pessoa que tenha sofrido danos pelas condutas da ex-modelo, já amplamente noticiadas na imprensa, pode procurar o MPF para formalizar seu relato, com a garantia de preservação de sua identidade e sem necessidade de comparecer a uma unidade da instituição”, diz o comunicado.

Sem precisar da assistência de advogados, quem quiser fazer uma denúncia deve acessar o site MPF Serviços. Na área “protocolar”, é só clicar em “Representação inicial (denúncia)”. Na página seguinte, o usuário deve preencher o formulário descrevendo as denúncias envolvendo Kat Torres.

Prisão preventiva

Kat Torres, de 34 anos, está presa preventivamente em uma unidade penitenciária feminina de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Kat foi detida no dia 19 de novembro. A Justiça classificou o caso como sigiloso.

O mandado de prisão foi expedido pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo e não há informações sobre o motivo de a influenciadora ter sido levada para a penitenciária Estevão Pinto, na capital mineira.

Após a expedição do mandado pela Justiça de São Paulo, a reportagem contatou uma das advogadas de acusação, que afirma que o caso está sob sigilo.

“Confiamos plenamente nas instituições competentes. Os advogados que representam pelo menos 15 pessoas vítimas de Katiuscia Torres Soares estão trabalhando de forma intensiva para a melhor solução do caso”, disse a advogada Gladys Carolina.

Relembre o caso

Nas últimas semanas, Kat Torres passou a ser investigada por crime de tráfico humano após os pais da mineira Letícia Alvarenga prestarem queixa sobre o desaparecimento da filha de 21 anos.

Natural de Perdões, no Sul do estado, Letícia foi trabalhar no Texas, nos Estados Unidos, com a paulista Desirrê Freitas, que também teria cortou contato com familiares.

Em uma rede social, no entanto, as duas passaram a fazer uma série de publicações sobre o assunto. Elas chegaram a acusar a modelo Yasmin Brunet de comandar um esquema de tráfico de pessoas do qual elas seriam vítimas.

No último dia 26, Yasmin esteve numa delegacia de crimes digitais em São Paulo para dar início a ações judiciais contra Letícia Maia, Kate A Luz e Desirrê Freitas pela falsa denúncia.

No dia 2 de novembro deste ano, Kat Torres, Letícia Avarenga e Desirrê Freitas foram presas nos Estados Unidos. A Justiça norte-americana não revelou o motivo da prisão.

Quem é Kate A Luz?

Katiuscia Torres Soares é uma coach e modelo paraense que vivia nos Estados Unidos.

Ela se formou em cinema e artes cênicas. Em sua atuação como coach, chegou a lançar um livro motivacional.

Centro de uma série de acusações envolvendo tráfico humano e estelionato, a influencer se autointitula “bruxa”.

Alguns anos atrás, chegou a fazer publicações em que insinuava ter um relacionamento com o ator Leonardo DiCaprio após ser fotografada perto dele.

Diante da repercussão, Kat desmentiu o romance em seus perfis em redes sociais.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!