‘Muda de São Paulo!’: Agentes da Polícia Civil celebram prisão de Paulo Cupertino; filha dele quebra silêncio

paulo cupertino
Cupertino era um dos mais procurados pelas autoridades policiais do estado (Reprodução/Redes sociais)

Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que agentes da Polícia Civil de São Paulo celebram, dentro de um elevador, a prisão de Paulo Cupertino. O homem, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele em 2019, foi detido nessa segunda-feira (16) após passar quase três anos foragido.

Paulo é pai de Isabela Tibcherani, que mantinha um relacionamento amoroso com Rafael. Conforme as autoridades, o ator e os pais, João Alcisio Miguel, 52, e Miriam Selma Miguel, 50, foram mortos pelo suspeito logo depois de irem à casa da família. Cupertino não aprovava o namoro do casal.

“Muda de São Paulo! Muda de São Paulo”, diz o delegado-geral Osvaldo Nico Gonçalves, um dos responsáveis pela investigação que levou à prisão de Paulo. Ele aparece ao lado de outros agentes da Polícia Civil e comemora, animado, apontando o dedo para a câmera.

Cupertino era um dos mais procurados em SP

Gonçalves, que aparece como elemento central do registro, falou à imprensa no dia de ontem. A prisão foi comemorada e ele garantiu que quem ajudou Paulo a fugir “vai pagar”. “É ponto para a Polícia Civil de São Paulo, era questão de honra e de tempo. Eu mesmo fui pro Paraguai junto com o pessoal para prender ele [Paulo Cupertino] e não conseguimos. Fizemos várias diligências e não conseguimos. Na operação sufoco de hoje, conseguimos prender”, disparou.

Paulo Cupertino liderava a lista de criminosos mais procurados pelas autoridades de São Paulo. Ele ainda estava na mira das polícias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Pará e Maranhão. O empresário também era considerado foragido em países como Argentina e Paraguai.

Filha de Paulo e ex-namorada de Rafael quebra o silêncio

Por meio das redes sociais, a filha de Paulo disse estar ciente da prisão dele. “Fui informada do ocorrido. Não consigo falar muito a respeito agora mas quero agradecer todas as mensagens e todo apoio. É uma mistura muito grande de sentimentos e agora preciso de espaço. Grata”, começou Isabela Tibcherani nos stories.

Na sequência, a jovem esclareceu que demais informações e depoimentos devem ser tratados diretamente com os advogados dela. Segundo publicou, não tem disponibilidade ou condições para se pronunciar sobre a prisão do pai no momento.

“A justiça de Deus não falha. Mais uma fase pra superar, dessa vez com a cabeça erguida e sem me abater. Cheguei até aqui com garra e vou permanecer aqui, porque tudo que sou é graças a minha fé, minha perseverança, minha força. E tudo isso vem de Deus”.

“Obrigada por todas as mensagens de carinho e daqui pra frente é só resolução e justiça. ‘Pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar vitória a vocês. Deuteronômio 20:4′”, finalizou a jovem.

Relembre os assassinatos

O crime aconteceu em 9 de junho de 2019, quando Rafael Miguel estava na casa de Isabela, sua então namorada. De acordo com a Polícia Militar, o rapaz de 22 anos foi junto com os pais João e Miriam conversar com Cupertino, pai da jovem. Os três foram recebidos por Isabela e pela mãe dela, já que o homem não estava em casa (veja aqui).

Em determinado momento, enquanto os cinco conversavam, o pai da namorada de Rafael chegou ao local armado e fez os disparos. O ator, o pai e a mãe dele morreram ainda no imóvel. Paulo Curpertino Matias, que tinha 48 anos à época, fugiu logo em seguida.

Rafael Miguel ficou conhecido no Brasil depois de interpretar o personagem Paçoca, na novela Chiquititas, do SBT. Além disso, também atuou em novelas da TV Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e no especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!